Conceito de Banal

BanalO termo banal é um adjetivo qualificativo que serve para designar certos tipos de atitude, ou então, fenômenos ou situações consideradas normalmente sem muita importância, superficiais e não comprometidas. O banal pode ser considerado como uma forma de ser da pessoa, mas também um fenômeno, como por exemplo, quando se fala da vida privada de um famoso. Neste sentido, embora a ideia de banal seja subjetiva a cada pessoa e a cada tipo de situação, normalmente considera-se que por questões relacionadas com a aparência, o mundo do espetáculo, das fofocas e da vida material são exemplos de coisas banais diante de outros fenômenos muitos mais complexos e dolorosos para a humanidade como a miséria, a pobreza, a fome e diferentes tipos de crimes.

A ideia de que algo que é banal para uma pessoa pode não ser para a outra é correta. Entretanto, em relação ao social, tudo que está relacionado com a aparência, com a vida material, com o luxo e com a ideia de ser famoso são sempre banais porque são formas de entreter a mente e o corpo que não estão felizes, mas que é simplesmente uma fantasia do que é realmente a vida e de que o homem pode fazer para melhorar o mundo que vive.

A complexidade do termo banal ou banalidade reside no fato de que muitas coisas que são assim consideradas são altamente criticadas ou mal vistas por uma parte importante da sociedade. Entretanto, atraem ao mesmo tempo grande parte da população e isso acontece porque muitas vezes as coisas banais são justamente as que fazem esquecer todos os problemas e complicações da vida cotidiana que qualquer ser humano está inserido.

>> Próximo - Que Conceito >>


Relacionados Banal