Conceito de Balanço

BalancoO termo balanço é utilizado para referir principalmente duas questões. Em primeiro lugar quando queremos explicar o resultado de um problema, as pessoas costumam utilizar a palavra balanço para denominar ou referir-se da mesma. Quando por exemplo, uma discussão que leva vários dias e chega a seu fim, costuma-se utilizar a expressão que o balanço das reuniões foi muito positivo no caso afirmativo. Além disso, quando uma pessoa quer referir-se ao período de introspecção que se introduz para analisar cada uma das diversas questões ou situações que aconteceram durante o curso de um ano, costuma falar da mesma como o balanço que realizou.

Enquanto isso, outro dos usos mais difundidos, é o que corresponde ao âmbito da contabilidade e que diz que o balanço é aquele relatório financeiro que reflete o patrimônio de uma entidade, empresa, companhia em um período determinado, ou seja, o confronto entre o ativo e o passivo para poder determinar o estado do negócio, sua capacidade de investimento, entre outras questões.

O elemento ativo de um balanço inclui todas as contas que refletem os valores com os quais contam a empresa, que no presente ou no futuro, através de seu uso, venda ou troca, retribuirão uma determinada quantidade de dinheiro à companhia.

Por outro lado, quase sempre os menos agradáveis que contem o balanço, no passivo, serão registradas todas aquelas obrigações que tenham contraído e as contingências que aconteceram, nas quais, obviamente, se manifestarão como gastos, saídas de dinheiro, seja em empréstimos, compras com pagamento adiado, entre outras.

Outra questão que sempre se reflete nos balanços junto com o passivo e o ativo, e que claramente, é também indispensável na hora de formar uma ideia sobre a situação financeira da empresa em questão e a possibilidade que a mesma tem de auto financiar-se, é o patrimônio líquido e que resulta na subtração do passivo ao ativo.

>> Próximo - Que Conceito >>


Relacionados Balanço