Conceito de Balança Comercial

Balanca-ComercialO termo balança comercial se refere ao registro que um determinado país tem sobre as importações e exportações realizadas durante certo período de tempo, ou seja, a balança comercial seria algo como a diferença que fica em um país entre suas exportações e importações.

As importações são os gastos que as empresas, os governos ou as pessoas realizam sobre os bens e serviços de outros países e que trazem dos mesmos, no entanto, as exportações são os bens e serviços produzidos no próprio país e que em seguida são vendidos e enviados a outros países.

Estas diferenças podem ser positivas, situação que é chamada de superávit comercial, ou então, de negativas, chamadas de déficit comercial.

O déficit aparece quando a quantidade comparada entre as importações e as exportações é menor que a outra. Então, haverá déficit comercial quando a quantidade de bens e serviços que um país exporta for menor que a quantidade importada e, por outro lado, será chamado de superávit comercial quando a quantidade de bens e serviços exportados por um país for superior que a quantidade importada.

>> Próximo - Que Conceito >>


Para citar no seus trabalhos (Norma ABNT):

Balança Comercial. QueConceito. Sao Paulo.
Disponível em: < http://queconceito.com.br/balanca-comercial >. Acesso em: [data-na-qual-o-artigo-foi-visto]

Relacionados Balança Comercial