Conceito de Bactéria

BacteriaUma bactéria é um microrganismo unicelular procarionte que pode levar a várias doenças, fermentações ou putrefação (apodrecimento), seja nos seres vivos ou em suas matérias orgânicas.

Como consequência de tratar-se de células procariontes, as mesmas, carecem de núcleo e orgânulos internos, e embora sua denominação derive do termo grego bastão, suas manifestações físicas, além de ser em forma de bastão, podem ser em forma de hélices, esferas ou barras.

As bactérias contam com a particularidade de poder viver e sobreviver em qualquer habitat, inclusive aquelas mais adversas e algumas até conseguem viver no mesmo espaço exterior. Então, esta característica é a que gera e as converte no organismo mais abundante do mundo, porque embora pareça incrível, 40 milhões de células bacterianas são capazes de conviver sem problemas numa grama de terra.

No entanto, do lado do corpo humano, o mesmo hospeda cerca de dez células bacterianas por cada célula humana. O sistema imunológico com o qual contamos todos os seres humanos faz com que a maioria das bactérias seja inofensiva, e inclusive, em alguns casos, benéficas, por exemplo, ajudando a digestão. Mas, por outro lado, certas bactérias podem causar doenças que são de uma enorme gravidade, tais como, a tuberculose, a lepra ou a cólera.

Além da função acima mencionada, de colaborar com certas atividades próprias do corpo humano, as bactérias desempenham outras funções que resultam ser muito importantes e relevantes, na fabricação de determinados alimentos, como o iogurte, o queijo e a manteiga, na realização de certos medicamentos, no tratamento de águas residuais, no curtimento do couro e na cura do tabaco.

>> Próximo - Que Conceito >>


Para citar no seus trabalhos (Norma ABNT):

Bactéria. QueConceito. Sao Paulo.
Disponível em: < http://queconceito.com.br/bacteria >. Acesso em: [data-na-qual-o-artigo-foi-visto]

Relacionados Bactéria