Conceito de Baço

BacoO baço é um órgão localizado no lado esquerdo da cavidade abdominal, abaixo do diafragma, acima do cólon descendente e justamente atrás das costelas, mede aproximadamente uns 11 cm e não é possível senti-lo apalpando o abdômen.

Qual a função do baço?

Este órgão faz parte do sistema imunológico ou de defesa, assim como do sistema linfático.

1. Atua na produção dos glóbulos brancos, também é capaz de produzir glóbulos vermelhos em algumas circunstâncias.

2. Retiram de circulação os glóbulos vermelhos e as plaquetas que vão envelhecendo ou possuem alguma anomalia.

3. Elimina os germes que se encontram no sangue.

4. Participa da produção de anticorpos, especialmente da imunoglobulina M.

5. Possui uma reserva de sangue, podendo conter aproximadamente uns 350 ml que servem para sua circulação em caso de hemorragia ou em estado de desidratação.

A ruptura do baço é uma emergência cirúrgica

O baço é um órgão bastante frágil, ou seja, é capaz de sangrar profundamente diante de um traumatismo ou ferida, podendo colocar a pessoa em risco de morte.

Uma das condições mais frequentes que pode lesionar este órgão é no caso de um trauma abdominal fechado que pode acontecer após uma queda ou em consequência de algum acidente automobilístico, especialmente quando o volume do baço se encontra aumentado (condição conhecida como esplenomegalia). Este último ocorre devido a doenças conhecidas como Mononucleose, Malária, Leishmaniose e Esquistossomose; doenças tumorais como Leucemias e Linfomas, ou até mesmo por condições que afetam o fígado por causa do aumento da pressão nas veias do abdômen.

Cuidados que devem ter as pessoas que não têm baço

A ausência de baço faz com que aumente a susceptibilidade de padecer de doenças infecciosas por bactérias encapsuladas, como é o caso do Pneumococo, Meningococo e Haemophilus, por esta razão, é recomendável prevenir estas infecções através de vacinação.

Os pacientes que não tem baço devem receber vacinação contra o Pneumococo a cada 5 anos, assim como as vacinas contra o Meningococo e o Haemophilus devem ser aplicadas uma única vez na vida. Estas vacinas devem ser aplicadas antes de uma cirurgia, já no caso de retirada após uma situação de emergência recomenda-se sua aplicação dentro dos primeiros 7 dias de pós-operatório.

>> Próximo - Que Conceito >>


Relacionados Baço