Conceito de Axiomático

AxiomaticoO termo axiomático é muito empregado em nossa língua para referir-se a tudo que é evidente e verdadeiro, ou seja, prova o que faz e o que se mostra, assim é inquestionável e incontestável diante de certos questionamentos que podem surgir e que queiram mostrar que algo é duvidoso ou incerto.

O conceito axiomático está vinculado ao termo axioma justamente porque significa tudo que está relacionado ao mesmo.

Um axioma é uma afirmação válida e certeira, como também pode ser considerado uma máxima ou princípio que contribuam, por exemplo, na formação de uma teoria correspondente a um campo científico ou também como pilares de um argumento.

Ambos os conceitos, axioma e axiomático, são certamente antigos, pois já eram utilizados pelos filósofos da Grécia Antiga, ou melhor, usavam esses termos para designar as questões que não necessitavam de nenhuma prova ou comprovação para serem aceitas como válidas e como verdades inquestionáveis.

Não é por acaso que o termo axioma também é utilizado como sinônimo de princípio.

Tanto o termo axioma como axiomático são muito utilizados no campo das ciências exatas, como no caso da Física e da Matemática. As chamadas leis ou teoremas que habitualmente encontramos no estudo de ambas as ciências estão estabelecidas precisamente por axiomas.

Por outro lado, em outras ciências um pouco mais novas, como é o caso da comunicação, também se utiliza os axiomas para definir alguns aspectos cruciais da comunicação entre as pessoas.

Para a lógica, um axioma é uma premissa evidente aceita sem objeção e sem qualquer tipo de demonstração, além disso, será utilizada para demonstrar outras questões relacionadas.

Vale destacar que o conjunto de axiomas que tem a missão de definir ou estabelecer uma determinada teoria ou lei de uma ciência será denominado formalmente como sistema axiomático.

>> Próximo - Que Conceito >>


Relacionados Axiomático