Conceito de Aviação

Aviacao

Navegação aérea – projeto, desenvolvimento, fabricação, operação e uso comercial ou privado de aviões

O conceito aviação é conhecido também como navegação aérea justamente por utilizar aparelhos projetados especialmente para o mundo dos aviões, helicópteros, jatos, entre outros que apresentam esta condição de voo.

Neste sentido, o serviço de aviação inclui projeto, desenvolvimento, fabricação, operação e uso comercial ou privado de aviões. Sem dúvida, existem muitas indústrias da aviação que tratam justamente de todas estas tarefas e ações enumeradas, compreendendo infraestrutura e pessoal, como também desenvolvendo este trabalho em quase todas as partes do mundo.

Enfim, se não existisse o avião e seus similares a aviação não existiria de fato, por isso que estes conceitos se encontram intimamente ligados.

Facilita o transporte de pessoas de um lugar para o outro do mundo com extrema rapidez

A principal vantagem da aviação é facilitar o transporte de pessoas de um lugar para o outro do mundo com extrema rapidez e possível por tratar-se em um curto espaço de tempo. Outra opção de viagem para cruzar o mundo seria por água, porém não com tanta velocidade como a aviação.

O fantástico desenvolvimento alcançado pela aviação no mundo inteiro permitiu que as pessoas pudessem se locomover e viajar de um lugar para o outro em curtas ou longas distâncias.

Benefícios econômicos de poder transportar pessoas e produtos de maneira rápida e simples

Sem dúvida esta situação trouxe benefícios concretos e importantíssimos para outras áreas, por exemplo, a economia utiliza a aviação para transportar matérias-primas e produtos, como também para trasladar empresários que precisam reunir-se e fechar negócios de forma rápida e simples em vários e distantes lugares do mundo.

Corpo militar que realiza operações aéreas

Por outro lado, o termo aviação é comum para denominar o corpo militar que realiza operações áreas.

Aviação civil e aviação militar

Existe uma diferença entre a aviação civil e a aviação militar. A civil envolve o transporte aéreo e comercial, ou seja, as companhias aéreas se dedicam exclusivamente em transportar passageiros ou produtos pelo mundo. Dentro dela podemos incluir também os demais tipos de aviação: a aviação privada, executiva, esportiva, com fins humanitários (a mesma envolvida nas catástrofes naturais), entre outras.

Por outro lado, a aviação militar, executada pelas forças armadas de uma nação, tem a missão de defender o país que pertencem como também incursionar em alguma operação especial que demande sua presença.

Foto: iStock, Flightlevel80

>> Próximo - Que Conceito >>


Relacionados Aviação