Conceito de Avalizar

AvalizarA ação de avalizar significa dar respaldo a uma pessoa ou elemento qualquer. Por exemplo, a ciência pode avalizar através de determinados experimentos e estudos uma conclusão concreta. Por outro lado, um especialista avaliza seu profissionalismo com o respaldo de um currículo que determina de forma notável sua formação acadêmica e trajetória profissional.

Avalizar uma pessoa significa reafirmar seu prestígio. Do ponto de vista do conhecimento, hoje em dia, existem várias pessoas que dão mais valor a um argumento que está avalizado por dados objetivos e científicos, desta forma, podem diferenciar uma informação rigorosa de uma simples opinião subjetiva.

Reforçar a autoridade de uma pessoa

Do ponto de vista profissional, um argumento pode ser avalizado também pela autoridade pronunciante. Por exemplo, uma mensagem pode ter mais ou menos valor dependendo da pessoa que a expressa, portanto, é o sujeito quem avaliza determinada ideia. Assim ocorre quando um especialista de prestigio especializado em determinado setor escreve um artigo em uma publicação e sua opinião traz credibilidade.

Do ponto de vista vital, a experiência dos anos avaliza também a sabedoria dos mais velhos graças a todas as vivências acumuladas em seu coração, assim, servem como uma referência de conhecimento para tantos outros jovens.

Um olhar de trabalho e profissional

No contexto profissional, uma pessoa avaliza a outra quando é recomendada de uma empresa. Hoje em dia, o networking é muito importante para potencializar as oportunidades profissionais.

Por isso, um contato pode avalizar o outro com o simples objetivo de ajudar. Neste caso, o conhecimento dessa pessoa, o testemunho positivo de suas habilidades profissionais, é também uma forma de avalizar o próprio prestigio pessoal e profissional desse trabalhador.

Avalizar no Marketig

Em relação ao marketing, um cliente avaliza sua experiência de compra positiva em um estabelecimento quando compartilha desta experiência de compra perante outros clientes potenciais. Esta experiência traz informação a outras pessoas, esta é precisamente a essência de avalizar. Portanto, esta ação consiste em conhecer um fato ou a experiência de outras pessoas através do próprio testemunho pessoal.

Foto: iStock - urbancow

>> Próximo - Que Conceito >>


Para citar no seus trabalhos (Norma ABNT):

Avalizar. QueConceito. Sao Paulo.
Disponível em: < http://queconceito.com.br/avalizar >. Acesso em: [data-na-qual-o-artigo-foi-visto]

Relacionados Avalizar