Conceito de Autótrofo

AutotrofoEntende-se por autótrofo a todos os organismos que têm a capacidade de produzir seu próprio alimento a partir de substâncias inorgânicas tais como os elementos não vivos do planeta (luz, água, etc.). Entre os organismos autótrofos mais importantes e comuns encontramos as plantas, pois elas realizam sua própria cadeia alimentar, utilizando elementos como a água e a luz solar para alimentar-se.

A palavra autótrofo provém do grego, na qual "autos" significa mesmo, próprio, e "trophe" significa nutrição, sendo assim, seu resultado é a nutrição própria. Os seres ou organismos autótrofos são talvez os mais simples no mundo dos seres vivos, já que os animais e o ser humano necessitam alimentar-se de outros componentes. Para os seres autótrofos, certos elementos como a água e a luz solar (realizadas pela fotossíntese) são essenciais, pois somente através deles que podem elaborar seu próprio alimento e seguir crescendo.

Na cadeia alimentar, os seres autótrofos são importantes para a participação do restante dos organismos. Devido aos autótrofos serem os únicos em receber energia diretamente do ambiente para alimentar-se, os demais seres (heterótrofos) necessitam do processo de sinterização que os primeiros realizam de maneira natural. Desta forma, animais e seres humanos consomem plantas para receber energia já processada. Ao mesmo tempo, os animais carnívoros como o ser humano, os felinos e lobos utilizam suas presas herbívoras para receber nutrientes e a energia gerada por um organismo autótrofo.

Além das plantas e dos vegetais, as algas marinhas também são consideradas seres autótrofos, pois realizam um tipo de síntese conhecido como quimiossíntese, que é a produção de matéria orgânica através da oxidação de substâncias minerais, sem recorrer à luz solar.

>> Próximo - Que Conceito >>


Para citar no seus trabalhos (Norma ABNT):

Autótrofo. QueConceito. Sao Paulo.
Disponível em: < http://queconceito.com.br/autotrofo >. Acesso em: [data-na-qual-o-artigo-foi-visto]

Relacionados Autótrofo