Conceito de Autônomo

AutonomoA palavra autônomo é usada para designar a condição de liberdade que uma pessoa possui. O termo vem do grego, que significa a palavra "auto" um mesmo e "nomos", norma ou regra. O significado final representa aquelas pessoas que valorizam a si mesmas e não requerem a assistência ou auxílio de terceiros. No cotidiano, a palavra autônomo refere-se a uma infinidade de situações e circunstâncias específicas que vão desde o local de trabalho até o âmbito educativo, pessoal, psicológico ou físico.

Autônomo é um adjetivo que deriva do conceito de autonomia. Autonomia é a capacidade que uma pessoa tem em tomar decisões ou executar ações por seus próprios meios, sem a necessidade de conselho ou ajuda de outras pessoas. Uma pessoa autônoma também pode ser identificada como uma pessoa independente, livre. Enquanto, que a capacidade de ser autônomo em diferentes momentos da vida é um privilégio, pois permite ao indivíduo desenvolver-se como queira e não como as pessoas da sociedade querem. Também pode ser problemático quando se trata de lidar com situações de grupo ou reunidas com outras pessoas.

A noção de autonomia se refere hoje em dia de grande modo com o campo de trabalho. Isso porque denomina como autônomos aquela pessoa que trabalha de forma independente, portanto, age profissionalmente de acordo com suas experiências. Um profissional autônomo não tem nenhum chefe nem superiores a quem responder, pode cumprir seus horários e realizar as atividades que mais gosta. No entanto, ao ser autônomo, deve ser provedor de seu próprio sustento ou esforço para garantir um salário decente, muitas vezes, maior do que os salários de trabalhadores que trabalham em relação de dependência.

>> Próximo - Que Conceito >>


Para citar no seus trabalhos (Norma ABNT):

Autônomo. QueConceito. Sao Paulo.
Disponível em: < http://queconceito.com.br/autonomo >. Acesso em: [data-na-qual-o-artigo-foi-visto]

Relacionados Autônomo