Conceito de Autoestima

AutoestimaA autoestima é a valorização que cada um dos seres humanos tem sobre si mesmo, sobre o que somos, o que nos tornamos, devido a uma mistura de fatores físicos, emocionais e sentimentais que enfrentamos ao longo da vida e que, com isso, foi moldando nossa personalidade, tudo isso em termos de uma definição mais formal. Já quando nos desestruturamos, podemos dizer que a autoestima é o amor que dispensamos de nós mesmos.

Este processo acontece aproximadamente a partir dos 5 ou 6 anos de vida, quando se forma uma ideia de si mesmo e de como os outros (pais, professores) os veem. Entretanto, como qualquer processo por definição não é um fenômeno estático que se aprende ou fixa e que pode ser modificado, ao contrário, ele pode mudar e melhorar graças às críticas construtivas e daqueles que fazem parte do ambiente que está inserido, além da construção da autoestima.

De fato, embora aproximadamente 90% das séries complementares definem a personalidade durante os primeiros anos de vida, segundo as teorias vigentes, muita das experiências de vida que ocorrem após o período da infância, inclusive durante a adolescência são determinantes na gênese do processo de autoestima. Este fato pode ser atribuído à personalidade, além de seus componentes definidos e estáveis que incluem elementos adaptáveis e "plásticos", na qual se destaca a contribuição desenvolvida no meio ambiente.

No entanto, a baixa autoestima pode desencadear muitos problemas psicológicos, como a depressão, a neurose, a timidez, a vergonha, entre outros, e um dos principais temas a tratar, em caso de ter que assumir, aceitar ou esclarecer em uma terapia com um profissional da psicologia. Esta realidade provoca uma enorme redução da qualidade de vida e pode ocasionar problemas de saúde físicos, psicológicos e fundamentalmente sociais.

Para que a cura da baixa autoestima seja concretizada de fato, ela deve ser realizada por um terapeuta que trate do problema profissionalmente, mas também pode ser determinante o papel de guia ou conselheiro por parte dos pais e dos professores da escola durante esse momento.

>> Próximo - Que Conceito >>


Para citar no seus trabalhos (Norma ABNT):

Autoestima. QueConceito. Sao Paulo.
Disponível em: < http://queconceito.com.br/autoestima >. Acesso em: [data-na-qual-o-artigo-foi-visto]

Relacionados Autoestima