Conceito de Autocracia

AutocraciaA autocracia apresenta um conceito político utilizado para designar a forma de governo em que o poder não se concentra em uma única pessoa e, portanto, não permite a participação de outros indivíduos ou grupos sociais. A autocracia foi característica em muitos momentos da história da humanidade, embora hoje em dia a forma de governo mais comum seja a democracia, isto não impede que alguns personagens políticos se imponham sobre os outros poderes para manter-se em seu lugar por tempo indefinido. A palavra autocracia vem do grego, onde o termo "autos" significa um só e "kratos" significa governo. Isto nos dá a entender que a autocracia significa um só governo.

A autocracia é um tipo de governo que, mesmo sendo eleito diretamente ou não, se torna um governo de uma só pessoa. Essa pessoa pode ser de origens diferentes: militar, profissional, sindical, etc. Isto não significa que seja um elemento determinante, pois ao longo da história as diversas autocracias contaram com líderes de diferente estrato social. Entretanto, sem dúvida, um elemento determinante é a personalidade e o caráter de quem se torna líder, cujos planos ou decisões são impostos com firmeza. Além disso, para que uma autocracia possa ser desenvolvida não deve existir nenhum tipo de oposição ou ao menos a mesma deve ser fraca. Esta é a razão pela qual todos os governos autocráticos demonstram tolerância zero e repressão para aqueles que demonstram discordância sobre as políticas e decisões tomadas.

Outro elemento interessante das autocracias é que elas podem ser geradas dentro de outros governos, por exemplo, como acontece com os governos autocráticos que surgem dentro de formas democráticas. Este é o caso de líderes que surgem e se destacam como parte de uma proposta partidária, escolhida através de eleições livres e democráticas, mas que, uma vez chegado o poder, esse líder se torna um pessoa centralizadora e autoritária.

>> Próximo - Que Conceito >>


Relacionados Autocracia