Conceito de Autoaprendizagem

Happy Man Stretching Arms at DeskUma das habilidades mais importantes na vida de um ser humano é a aprendizagem relacionada ao conhecimento. Uma pessoa, como ser racional que tem inteligência, é capaz de refletir sobre suas experiências, observar e olhar ao seu redor, ter capacidade de autocrítica, fazer perguntas, tirar dúvidas, etc. Esta capacidade mostra que autoaprendizagem surge da iniciativa própria.

A aprendizagem acadêmica é muito complexa. É importante a motivação externa que os professores exercem sobre seus alunos, mas também intervém o fator da automotivação dos alunos com a autoaprendizagem. Ou seja, é o próprio aluno que tem que cuidar de suas atitudes para ter interesse pelos estudos.

Por mais que os pais se empenhem em fazer com que seus filhos estudem e se formem na faculdade, eles não aproveitarão o tempo se não tem desejo pela carreira que vão seguir. A autoaprendizagem precisa de muito esforço, ter as ideias claras, capacidade de renúncia e motivação. Por isso, quando esta motivação não surge de si mesmo é como ir contra a própria essência.

A autoaprendizagem também mostra a capacidade de aprender de forma autônoma e independente, ou seja, de modo autodidata. Por exemplo, uma pessoa pode aprender o inglês apenas lendo livros. A autoaprendizagem é baseada em metas específicas no tempo, pois o processo de aprendizagem é gradual. Assimilar conhecimentos é um processo lento.

A autoaprendizagem é muito importante porque se conecta com a superação pessoal de um ser humano. O ideal é que cada ano que passa, saiba coisas novas. Do contrário, a mente fica estancada e acomodada em sua zona de conforto.

Os especialistas aconselham manter a mente ativa através da realização de atividades intelectuais para prevenir o surgimento de possíveis doenças como o Alzheimer. A fase da infância, da adolescência e da juventude é a mais propícia para aprender coisas novas. Entretanto, além da idade, é fundamental estimular a mente através da autoaprendizagem porque o hábito de estudar proporciona novas ilusões, rejuvenesce o espírito, eleva a autoestima e melhora o estado de ânimo.

É importante não dar desculpas como a falta de tempo para poder administrar bem os recursos pessoais que facilitam a aprendizagem. Algumas pessoas usam sempre as mesmas desculpas como “não posso” ou “isso é muito difícil”. A maneira que você fala de si próprio é a mesma que o determina, portanto, confie em si mesmo.

>> Próximo - Que Conceito >>


Relacionados Autoaprendizagem