Conceito de Auto Avaliação

A auto avaliação é um método que consiste em valorizar a si mesmo a própria capacidade que se dispõe para tal ou qual tarefa ou atividade, assim como também a qualidade do trabalho que se leva a cabo, especialmente no âmbito pedagógico.

Normalmente fazem uso da auto avaliação, um individuo, uma organização, uma instituição ou entidade, já que se trata de una ferramenta muito prática na hora de conhecer os avanços os desvios a respeito dos objetivos, programas, planos, entre outros e especialmente das quais dependem as melhoras da funcionalidade de um processo ou sistema. No caso de uma empresa, a auto avaliação consistirá na revisão detalhada e periódica por parte do responsável de fazer as melhoras no funcionamento da empresa.

Entretanto, o sujeito que se auto avalia , estará tomando em suas mãos o processo de valorização de suas próprias condutas, idéias e conhecimentos.

Se bem que esta ferramenta é discutida quanto à objetividade que pode resultar no fato de alguém ter que se auto avaliar e não se pode negar a importância que ela terá se o indivíduo a faça com absoluta honestidade.

A auto avaliação de consciência é um processo introspectivo que nos permite visualizar e logo julgar as próprias condutas e pensamentos, para que no caso da necessidade de castigo a partir de ações corretivas a aqueles que não conduzam à meta fixada.

Por outro lado, no âmbito da medicina, a auto avaliação diagnóstica resulta ser de enorme ajuda na hora do diagnóstico precoce de algumas doenças, como é o caso da auto avaliação que lhes é recomendada às mulheres para que realizem nas mamas o exame para auto detectar a presença ou não de caroços que podem desencadear o câncer de mama.

E é claro que no âmbito educativo é onde se cobra com maior força esta prática dada à ajuda para conhecer os alunos, tanto seus pontos fracos como fortes, e, portanto serem protagonistas de suas próprias conquistas cognitivas. O docente cumprirá um rol fundamental na mesma já que é quem introduz o manejo das técnicas ao aluno para que ele mesmo possa chegar ao seu objetivo.

Assim mesmo, é importante que os próprios docentes se submetam à auto avaliação para conhecer se o processo educativo encarado é conveniente e se precisa de alguma modificação que consiga máxima satisfação.

Mesmo mencionando somente os mais comuns, a auto avaliação resulta ser muito importante em qualquer âmbito como parte integrante do processo de conhecimento de si mesmo, sempre e quando seja realizado de modo sério, reflexivo, honesto e com o propósito de melhorar.

>> Próximo - Que Conceito >>


Relacionados Auto Avaliação