Conceito de Auditoria

auditoriaChama-se auditoria ao processo de inspecionar os pormenores da contabilidade de uma determinada empresa ou instituição a fim de estabelecer com precisão os recursos dos que se dispõe. A partir deste uso do termo derivaram-se outros, pelo que é possível se referir a diferentes tipos de auditorias, ainda que sempre conservando a noção de inspecionar e analisar algo para conhecer seu verdadeiro estado.

A origem do termo remonta-se à forma latina “auditorius” e faz referência à capacidade de ouvir. O trabalho de verificar os registros do patrimônio das diferentes fazendas para conhecer sua exatidão pode ser vislumbrado ao longo de quase toda a história, partindo desde a antiguidade, passando pela idade média e chegando há nossos dias. Não obstante, sua necessidade e importância viram-se potencializada com o desenvolvimento do capitalismo e com o aparecimento de enormes empresas que dependiam de um controle eficaz. Seu desenvolvimento e seu estabelecimento como prática assídua pode ser notado na Inglaterra convulsionada pela revolução industrial. Pouco tempo depois este processo verifica-se também nos Estados Unidos.

As auditorias podem ser internas ou externas à empresa. As internas são as realizadas pelo pessoal da própria empresa enquanto as externas são as efetuadas por pessoas alheias. No primeiro caso, seu principal objetivo é o de levar um correto controle da entidade; no segundo, agrega-se a atribuição de dar Fé Pública, aspecto necessário para as fusões e compras de empresas.

Como já assinalamos, enquanto a auditoria referida à contabilidade é a mais conhecida também é possível se referir a outras. Assim, também é possível fazer referência a auditorias energéticas, informáticas, de acessibilidade, de inovação, de marca, de meio ambiente, etc., fazendo sempre fé firme em um processo de análise e inspeção de estados.

>> Próximo - Que Conceito >>


Relacionados Auditoria