Conceito de Atuação

AtuacaoA palavra atuação, também conhecida como performance, refere-se à ação e resultado de atuar, quer dizer, colocar em prática, assimilar, exercer uma função, causar um efeito ou ato particular.

O uso mais utilizado que apresenta a palavra serve para descrever a interpretação de um personagem, que um ator ou atriz realiza em uma peça de teatro, programa de televisão ou filme.

Esta atividade é iniciada com uma busca pessoal que será realizada pelo ator para conhecer e entender a forma de atuar de seu personagem, em que pode ser fictício ou estar inspirado em uma pessoa real, fato que também será afetado no trabalho que realizar sobre si próprio.

O ator é o profissional que vai realizar a atuação, ou seja, ele é a pessoa que dará vida ao personagem de uma história, colocando em cena tudo aquilo que considera e marca a essência do personagem. Além disso, todas as atuações, por mais simples que sejam o personagem em questão, precisará de uma caracterização física, que irá conseguir graças ao vestuário, maquiagem, penteado, efeitos visuais e qualquer outra ferramenta que agregue à caracterização que ele deseja conseguir.

O principal objetivo da atuação é que ela seja o mais verossímil e aceitável possível para que o espectador se prenda na história e suspenda neste tempo a noção de realidade, que ele acredite no personagem. A atuação de Sandra Bullock em seu último filme lhe valeu o prêmio do Oscar. Carla está fazendo aula de atuação com um diretor de teatro porque deseja ser atriz.
Por outro lado, uma atuação se refere ao exercício de uma função que será próprio do oficio que desempenha. A atuação dos bombeiros no incêndio foi impecável, ninguém ficou ferido.

Na linguagem informal, quando falamos de atuação, geralmente, fazemos referência a uma mentira. Foi tão forçada sua queda no desmaio que não acreditei na sua atuação.

>> Próximo - Que Conceito >>


Relacionados Atuação