Conceito de Ativo

ativoO termo ativo pode se referir a diversas questões de acordo com o contexto e ao uso que se lhe dá. Em termos gerais o termo ativo supõe ação, opondo-se efetivamente a tudo aquilo que ostenta algum nível de passividade.

É usual que não usemos mais corrente a que observa a palavra, ou utilize como adjetivo para descrever ou falar da eficácia, rapidez e presteza com a qual se move ou atua uma pessoa. Um indivíduo que se destaca em seu trabalho pela rapidez com a qual resolve os assuntos que lhe são apresentados ou aquelas pessoas que apesar da idade ou de alguma outra circunstância se mostram ágeis, a maioria das pessoas usa o termo ativo para dar conta desta situação.

No entanto e as instâncias da contabilidade, se denominam ativo aquele conjunto de bens tangíveis ou intangíveis que possui uma empresa. Assim mesmo, se consideram ativos aqueles bens que no futuro têm uma importante probabilidade de se converter num real benefício econômico, desfrutando dos benefícios que a exploração desses bens reporta. É lógico que estes variarão de acordo ao tipo de empresa, seu tamanho, entre outras questões. Maquinaria, edifícios, ferramentas, terrenos, contas a cobrar, mobiliários, são alguns dos ativos que pode ostentar uma empresa.

Por outra parte, nos últimos anos e como consequência dá perda do tabu que rodeia o tema da homossexualidade no mundo, o termo ativo se estendeu, adotando um novo uso em relação a esta orientação sexual, dado que assim denomina àquele que numa relação sexual de tipo homossexual é o encarregado de ser o homem na relação.

>> Próximo - Que Conceito >>


Relacionados Ativo