Conceito » Atividade Física

Conceito de Atividade Física




Atividade-FisicaA atividade física refere-se a qualquer atividade ou exercício que tenha como consequência o gasto de energia e coloque em movimento uma grande quantidade de fenômenos a nível corporal, psíquico e emocional na pessoa que realiza. A atividade física pode ser realizada de maneira planejada e organizada, ou até mesmo, espontânea e involuntária, embora em ambos os casos os resultados sejam semelhantes.

Normalmente, a atividade física é uma capacidade que possuem todos os seres vivos que se movimentam: animais e humanos. Entretanto, no caso do ser humano, a atividade física pode ser pensada e propriamente organizada a fim de obter resultados específicos. A atividade física popularizou-se nas últimas décadas como uma maneira direta para o bem-estar não só físico, mas também psíquico e emocional, já que se considera que o exercício físico desestressa, permite eliminar toxinas e desperta componentes químicos que tem a ver com a satisfação pessoal.

A atividade física pode ser exercida ou realizada de diversas maneiras. Quando ela é involuntária ou não planejada, o simples fato de caminhar e realizar tarefas domésticas se torna um exercício. Já a atividade física planejada também é muito variada e podemos encontrar numerosos tipos de exercícios pensados para diferentes tipos de públicos e necessidades a fim de obter diferentes resultados.

A atividade física apresenta muitos benefícios como a melhoria da saúde corporal (melhora a circulação, permite perder gordura, ativa o metabolismo, fortalece os músculos), mas também a um nível emocional e psíquico, pois permite ao organismo desestressar-se, renovar energias, recarregar as baterias e usar toda a força que nós temos de sobra.

As academias, clubes e centros de ginástica são hoje em dia extremamente populares, pois costumam oferecer uma importante diversidade de atividades para que os associados e clientes encontrem aquela que cumpra melhor com seus objetivos e necessidades.

>> Próximo - Que Conceito >>


Este artigo vale a pena? Por favor nos ajude a divulga-lo curtindo ou compartilhando :)