Conceito de Atividade Cognitiva

Um dos ramos mais importantes da filosofia é a teoria do conhecimento ou a epistemologia, uma ciência que reflete sobre o processo intelectual através do qual o ser humano compreende a realidade.

Um dos conceitos fundamentais da teoria do conhecimento é a atividade cognitiva que mostra esse exercício imanente (a atividade começa e termina no sujeito da ação) através do qual uma pessoa compreende a informações ao seu redor.

Entretanto, vale ressaltar que esta atividade cognitiva se refere tanto a um objeto externo como a um objeto interno como mostra a reflexão sobre si mesmo e a busca pela felicidade.

O desejo de saber mais

O intelecto recebe a informação percebida através dos sentidos externos proporcionando dados visuais, olfativos, auditivos e aspectos vinculados ao tato e ao paladar. Isto é, estes dados não são analisados de forma isolada, mas podem ser postos em interconexão mediante os exercícios de abstração. O intelecto processa toda essa informação através da atividade cognitiva mediante os processos mentais.

Na atividade cognitiva, o ser humano não ocupa um papel passivo, mas participa de forma ativa neste conhecimento como mostra o exercício de refletir a partir de ideias concretas.

Uma ação imanente

Assim como um dos objetivos mais importantes do ser humano do ponto de vista evolutivo é o desejo de ser feliz, do mesmo modo, existe um princípio fundamental para o conhecimento: o desejo de saber mais e descobrir a verdade. A partir desse ponto de vista, o processo de conhecimento não termina nunca, uma vez que os aspectos são mais desconhecidos do que conhecidos pelo sujeito.

Perguntar sempre buscando novos horizontes

A atividade cognitiva parte da curiosidade sadia de um sujeito em fazer perguntas. Este tipo de ação apresenta características de conotações específicas. Por exemplo, a faculdade intelectual é imaterial. Do mesmo modo, o conhecimento se une ao objeto no exercício intelectual através da apreensão desse objeto.

É muito importante potencializar a atividade cognitiva para alcançar a sabedoria e também o bem-estar pessoal, uma vez que o conhecimento alimenta o espírito.

Foto: iStock, FotoimperiyA

>> Próximo - Que Conceito >>


Para citar no seus trabalhos (Norma ABNT):

Atividade Cognitiva. QueConceito. Sao Paulo.
Disponível em: < http://queconceito.com.br/atividade-cognitiva >. Acesso em: [data-na-qual-o-artigo-foi-visto]

Relacionados Atividade Cognitiva