Conceito » Atividade

Conceito de Atividade




AtividadeDependendo do contexto usado, o termo atividade apresenta varias referencias sobre as quais faremos referencias a seguir.

Como parte integrante de um campo da ciência que é a psicologia, atividade é conceituada como uma situação que media a vinculação que o indivíduo tem com o mundo ao seu redor. Em termos mais formais, a atividade se denomina como um conjunto de fenômenos apresentados na forma ativa da vida como exemplo, pode fazer referência a hábitos, instintos, tendências e vontades, que são em conjunto com a inteligência e a sensibilidade, partes consideradas fundamentais da psicologia clássica.

Na maioria das vezes a atividade tem um estreito vínculo com certa necessidade proveniente do que suscita a procura. No momento no qual se produz uma atividade, já seja de caráter individual ou de caráter coletivo, aparece o reflexo psíquico da realidade e é aí, neste momento, onde a formação da consciência é produzida.

A faculdade de realizar uma obra é outra aplicação que se pode dar ao termo, e muitos profissionais continuam a realizar atividades mesmo com o passar dos anos e se mantêm ativos nas atividades que realizam.

Realizar uma tarefa, executar um trabalho, construir uma obra, instruir a outros, manejar uma máquina, etc., são exemplos de atividades. Quando um sujeito realiza uma atividade com eficiência e diligência, o emprego do termo se faz patente e facilita a compreensão do conceito como um todo.

Também podemos conceituar a termo atividade como um conjunto de operações próprias de uma pessoa ou de uma empresa que estão estreitamente relacionadas com a mesma; uma atividade empresarial, uma atividade docente, etc.

Atividade escolar, atividade econômica, atividade física, atividade vulcânica, entre outras são casos nos quais se pode relacionar com os vários sinônimos e aplicações do termo atividade e estes são termos sinônimos de tarefa e ocupação.

No que se refere a atividades físicas, aqui vamos a apresentar uma referência espacial ao termo que definimos. Como exemplo, usamos para definir atividade física o número de núcleos atômicos radioativos que apresenta uma substância e que são desintegradas por uma unidade definida como unidade de tempo. O exemplo aqui exposto se refere a unidade radioativa denominada como Curie.

O termo atividade, num conceito mais simples, faz referência à realização de uma tarefa ou a um trabalho na sua forma ativa.

>> Próximo - Que Conceito >>