Conceito de Atitude

AtitudeA atitude é a disposição voluntária de uma pessoa frente à existência em geral ou a um aspecto particular. Os seres humanos experimentam em sua vida diversas emoções que estão longe de ser motivada por sua livre escolha, em compensação, a atitude engloba aqueles fenômenos psíquicos sobre os que o homem tem uso de liberdade e que servem para enfrentar os diversos desafios apresentados de um modo ou de outro.

Aquelas disposições que nos ajudam a desenvolver diante das exigências do ambiente podem ser englobadas como uma atitude positiva. Esta atitude de uma pessoa usa seus recursos para solucionar seus problemas e dificuldades. De fato, a ênfase de uma pessoa com atitude positiva está centralizada naquilo que possui no lugar daquilo que carece. Assim, a atitude mental positiva tem interferência na saúde psíquica promovendo sentimentos que causam bem-estar e placidez.

Pelo contrário, a atitude negativa é fonte inesgotável de problemas e sentimentos derrotistas. Em geral, as pessoas quando sofrem depressão adotam este tipo de postura perante a vida. Basicamente, uma pessoa com atitude negativa foca sua atenção naquilo que carece e que necessita: dinheiro, saúde, amor, etc. Por legítimas que podem ser estas aspirações, o certo é que focar-se nas carências não leva a eliminá-las, mas por outro lado, podem criar outras.

Além desta classificação de acordo com a forma que estamos diante de nossas vidas, existem tipos de atitudes, positivas e negativas, que podem ser utilizadas para catalogar nosso comportamento com os demais, com todos os seres humanos que nos rodeiam.

Muitas vezes, as atitudes tanto positivas como negativas podem ser inatas ao ser humano, ou seja, uma pessoa pode ser solidária por essência, ou pelo contrário, ciumenta. Estas atitudes que formam nossa "forma de ser" são as que podem ocasionar problemas com os demais em nossas interações sociais (sobretudo as negativas). Outra situação bem diferente é quando alguém adota certa atitude para conseguir ou alcançar algum objetivo específico, e neste sentido, a atitude será parte de si mesma de maneira temporária.

É extremamente necessário dar atenção às atitudes que adotamos diante dos diferentes acontecimentos que diariamente experimentamos. Enquanto todo homem orienta sua vida para aumentar seu bem-estar e obter felicidade, todo uso de liberdade nos aproxima e nos afasta de nossos objetivos. Uma correta atitude positiva sem dúvida aumenta as possibilidades de êxito.

>> Próximo - Que Conceito >>


Para citar no seus trabalhos (Norma ABNT):

Atitude. QueConceito. Sao Paulo.
Disponível em: < http://queconceito.com.br/atitude >. Acesso em: [data-na-qual-o-artigo-foi-visto]

Relacionados Atitude