Conceito » Atenção

Conceito de Atenção




AtencaoDe acordo com o contexto no qual é empregado, o termo atenção pode se referir a diversas situações. A atenção é entendida como um mecanismo que se ocupa em controlar e regular os processos cognitivos, atuando até de maneira inconsciente em muitas ocasiões.

Os estudiosos definem dois tipos de determinantes da atenção, por um lado os internos, àqueles próprios do indivíduo e que dependem dele mesmo; e por outro lado os externos, aqueles que resultam do meio.

Entre os internos nos encontramos com o estado orgânico (as pulsações que sofre o sujeito quando recebe um determinado estímulo), os interesses (aquilo que se encontra intimamente vinculado com o que atrai a pessoa em questão, por exemplo, se gosta muitíssimo de moda, prestará especial atenção àqueles conteúdos vinculados ao tópico), a sugestão social (atrair a atenção de outras pessoas por convite) e os cursos de pensamento (quando o pensamento segue uma ideia e neste momento se apresenta um estímulo, este captará de imediato a atenção).

A respeito dos externos, nos encontramos com a potência do estímulo (aqueles sons fortes), mudança (as alterações no campo da percepção), tamanho (quando a imagem é realmente imponente), repetição (um estímulo suave, mas em constante repetição ganha força e identidade), ou movimento (um deslocamento que gera uma reação), contraste (estímulo que se contrapõe ao meio) e organização estrutural (os estímulos se organizam e hierarquizam para receber corretamente a informação).

Por outro lado, quando se quer dar conta da urbanidade, cortesia e demonstração de respeito por parte de alguém, costuma-se empregar o termo atenção para se referir:Enquanto durou minha visita, a atenção de meus primos foi excepcional. E no âmbito militar, o chamado aos soldados formados para iniciar um exercício ou uma ação determinada é conhecido também como atenção.

>> Próximo - Que Conceito >>