Conceito de Astronomia

A astronomia é a disciplina que se ocupa do estudo dos corpos celestes, suas posições, movimentos e tudo que está relacionado a eles. Os corpos celestes ou objetos astronômicos são qualquer entidade física significativa cuja existência no universo é confirmada através da ciência, tais como: o sol, os planetas, a lua, os asteróides, os meteoros, entre outros. Para tanto, teremos idéia de sua existência e detalhes das suas características e origem a partir das informações provenientes da radiação eletromagnética ou por outro meio conforme.

Por a astronomia ser uma ciência moderna, ela teve uma importante relação com os seres humanos desde tempos imemoriais. Desde a antiguidade, as civilizações vêm tendo algum contato com esta ciência seja de uma forma ou de outra. Aristóteles, Tales de Mileto, Nicolau Copérnico, Galileu Galilei e Isaac Newton, entre outros, foram alguns grandes pensadores que se encarregaram de promover e elevar a astronomia, cada um no momento histórico em que atuaram.

O antecessor da astronomia foi a cosmogonia, que era um ramo dentro das antigas religiões que tentava explicar a origem do universo, ligando-o especialmente aos elementos mitológicos tão abundantes e importante naquele momento.

No início da humanidade, a astronomia limitou-se a observação e a previsões dos movimentos dos objetos visíveis a olho nu, não tendo nenhuma relação com a física. A cultura grega foi, sem dúvida, a primeira a fazer grandes contribuições neste campo, tais como: a definição de magnitude. Por isso, a astronomia antiga contava com calendários super precisos.

Entre os séculos XVI e XVII se produziram grandes avanços no campo da astronomia e, pouco a pouco,com a aproximação da física passaram a surgir grandes novidades. A incorporação do telescópio por Galileu Galilei trouxe uma inigualável precisão nas observações e também levantaram novas questões que foram gradualmente respondidas.

No final do século XIX, descobriu-se que ao descompor a luz do sol podiam-se observar muitas linhas espectrais e, mais recentemente, no século XX, foi demonstrada a existência da Via Láctea e descobriram uma variedade de objetos exóticos impensáveis: buracos negros, estrelas de nêutrons e radiogalaxias.

Deve-se destacar que enquanto a astronomia é realmente uma ciência na qual profissionais dedicados ao seu estudo e pesquisa, os astrônomos, seguem rigorosamente a um método científico para estudá-la, também aceita a participação dos chamados aficionados, atribuindo-lhes um papel determinante, sobretudo no que diz respeito à descoberta e acompanhamento da evolução de fenômenos como a curva de luz de estrelas variáveis, asteróides, cometas, entre outros.

>> Próximo - Que Conceito >>


Relacionados Astronomia