Conceito » Associação

Conceito de Associação




AssociacaoChama-se associação à união de várias pessoas ou coisas para conseguir um objetivo em comum. A associação das empresas do João e do Marcos, sem dúvidas, reportou-lhes a ambos um enorme benefício.

Também, ao conjunto de sócios com um mesmo fim e por tanto à pessoa jurídica que deles resulta, se conhece com o nome de associação. Geralmente, trata-se de uma associação sem fins lucrativos, estável no tempo e gerenciada de maneira democrática, isto é, todas as decisões que se tomam dentro da mesma são previamente consensuadas entre os integrantes.

O fato de estar dotada de pessoa jurídica,implicará que a mesma é uma pessoa diferente à de seus sócios e que então seu patrimônio é próprio e deverá ser empreguado sempre em ordem para conseguir os fins propostos e não para uso pessoal de algum de seus sócios. Laura uniu-se a uma associação de luta contra os maltratos aos animais.

Por outro lado, a liberdade de associação ou direito de associação, é um direito humano que consiste na faculdade que dispomos os seres humanos de nos unir e formar grupos, associações ou organizações livremente com objetivos lícitos, bem como também a liberdade de nos retirarmos das mesmas em caso de assim o querermos. A liberdade de associação é um prolongamento natural das liberdades de pensamento e de reunião e por tanto, igual que as mencionadas liberdades supõe um direito de primeira geração desde que realize com fins pacíficos e para conseguir um objetivo que de jeito nenhum se contraponha à lei ou ao bem comum.
Por outra parte, quando se cria uma relação determinada entre objetos e ideias se costuma falar disso em termos de associação.

>> Próximo - Que Conceito >>