Conceito de Assistência

AssistenciaO termo assistência se utiliza regularmente para se referir a várias qüestões que pouco têm a ver umas com as outras, a participação presente em determinado lugar ou ato, para descrever a ajuda, o socorro e o favor que uma pessoa, instituição ou empresa lhe deram a outra pessoa, sociedade ou comunidade ou no âmbito esportivo, especialmente naqueles esportes que se praticam supostmente em equipe, como o basquete, o futebol, o voleibol, entre outros, para fazer referência ao passe quase exato de um jogador a outro e que quase sempre por essa questão da exatidão termina significando o ponto ou o gol para a equipe.

Neste último caso que mencionamos, o do esporte, por exemplo, no basquete, somente o passe anterior à introdução da bola na cesta será caracterizada como assistência, no entanto, no hockey, pode haver um monte de assistências antes que se marque o gol. Geralmente, as assistências no basquete são recebidas depois de um bloqueio ou melhor quando usamos dois defensores contra o jogador que ostenta uma excelente técnica e eficácia a seu favor para se desvencilhar desta situação deixando-lhe o caminho livre a outro colega para que faça efetivamente o ponto da equipe.

Por outro lado e em razão do que expusemos no primeiro parágrafo, a assistência pode ser um serviço que ajude a outro. Dentro disso, podemos incluir o que se conhece como assistência ao viajante e a assistência médica. No primeiro caso, a assistência será exercida por uma equipe de profissionais que trabalham 24 horas ao dia, na maioria dos casos, seguradoras ou empresas que oferecem o serviço de gerenciamento de assistência, cuja principal função será a de solucionar qualquer tipo de problema ou contingencia que ocorra durante uma viagem. Entre as respostas ou serviços mais freqüentes que costumam brindar estas se encontram: despesas médicas por emergência, assistência legal, repatriação funerária e sanitária e a localização de bagagem.

No entanto, a assistência médica ou sanitária se ocupa da prevenção, diagnóstico e tratamento de qualquer doença ou afecção através da atenção de um médico ou de enfermeiro/a. Mas esta não só abarca a assistência médica propriamente dita e que pode ser encontrada graças à visita a alguma sala de emergência ou consultorio médico, senão que além disso inclui as campanhas de vacinação ou contra alguma doença em especial que muitas vezes promove o estado e que podem ter como epicentro um hospital ou diretamente serem levadas a povoados recônditos do planeta Terra para conhecer.

>> Próximo - Que Conceito >>


Para citar no seus trabalhos (Norma ABNT):

Assistência. QueConceito. Sao Paulo.
Disponível em: < http://queconceito.com.br/assistencia >. Acesso em: [data-na-qual-o-artigo-foi-visto]

Relacionados Assistência