Conceito de Assimilar

AssimilarO conceito assimilar se refere à ação intelectual através de uma pessoa que compreende determinada realidade pouco a pouco. Atualmente, as pessoas recebem excesso de informação por parte dos diferentes meios de comunicação.

A era das tecnologias leva ao fato de que algumas pessoas têm dificuldade para potencializar sua memória em longo ou curto prazo. Tudo isso ocorre, em partes, porque o indivíduo precisa de um tempo para assimilar conhecimentos, ou seja, poder compreender, raciocinar e interiorizá-los melhor.

Assimilar os conhecimentos de uma disciplina envolve o estudo dia a dia dessa matéria. O aluno assimila uma explicação de matemática quando entendeu de verdade e pode explicá-la a outra pessoa com suas próprias palavras.

Compreender uma situação

Uma pessoa também pode levar um tempo para assimilar uma situação que envolve uma grande e importante mudança em sua vida. Por exemplo, quando ocorre um divórcio, cada um do casal necessita de um tempo para adaptar-se à nova realidade. Toda mudança brusca causa uma espécie de impacto emocional que deixa a pessoa indefesa em primeiro momento. Pouco a pouco, o sujeito se adapta a essa nova realidade através da passagem do tempo.

Assimilar significa aceitar determinada realidade, entender um fato sem pretender modificá-lo. Do ponto de vista vital, existem fatos que são dolorosos e precisamente são os que mais custam assimilar porque vão contra os seus próprios princípios e desejos: é difícil assimilar a dor da perda de um ente querido; é complicado assimilar a notícia de uma doença e suas consequências; dói muito aceitar uma dispensa de trabalho inesperada, entre outros.

Aceitação, do ramo da Psicologia

Do ponto de vista psicológico, uma pessoa pode avançar mais um capítulo de sua vida e virar a página após algum fato doloroso, uma vez que assimila toda essa informação que rompe as expectativas pessoais, ou seja, que vê as coisas como realmente são e assume a verdade.

Sem dúvida, o ser humano também tem que assimilar informações sobre notícias felizes, no entanto, este processo é mais agradável e simples em termos emocionais.

Foto: iStock - vgajic

>> Próximo - Que Conceito >>


Relacionados Assimilar