Conceito de Assimilação

AssimilacaoO ser humano recebe informação constantemente do mundo que o rodeia. Assim que se recebe uma informação repentina que quebra seu esquema e vai além de você, é necessário um tempo para assimilar a informação e aceitar o que aconteceu. A assimilação mostra a capacidade de superação pessoal que todo indivíduo tem graças à inteligência e a vontade, faculdades que permitem uma pessoa adaptar-se à mudança.

Para assimilar uma informação, em primeiro lugar, você tem que se conhecer a si mesmo. Em segundo lugar, você tem que refletir sobre o que aconteceu para poder entender melhor. Ao falar com um amigo de confiança sobre esse assunto que te aborrece também é uma boa técnica de ajuda para assimilar melhor o ocorrido, pois a palavra é terapêutica e como explica Platão, as melhores ideias surgem da luz produzida no diálogo entre dois amigos.

As pessoas precisam de mais esforço para assimilar uma má notícia do que assumir um acontecimento feliz. As más notícias colocam em prova a vulnerabilidade humana, em compensação, em um momento feliz, parece que tudo flui melhor. As pessoas fazem perguntas existenciais num mau período, perguntas que não são boas para o momento.

Existem notícias muito duras que são difíceis de assimilar em um primeiro momento: um acidente de trânsito inesperado, a morte de um ente querido, uma doença grave, o rompimento de um casamento ou namoro, a traição de um amigo, uma infidelidade, uma dispensa de trabalho inesperada, etc. Entretanto, são situações que apenas se superam quando são assimiladas, isto é, quando são aceitas. As pessoas precisam de um processo de duelo para assimilar um fato doloroso, aceitá-lo e virar a página.

Em contrapartida, existem notícias boas que são agradáveis de assimilar inclusive quando são surpreendentes. Por exemplo, o surgimento de um novo amor que abre uma nova porta de ilusão, conseguir uma promoção no emprego com um importante aumento de salário, uma visita inesperada de um ente querido que mora longe, etc.

Vivemos em uma sociedade globalizada que por causa da oferta de tecnologia, recebemos muitas doses de informação a cada dia de forma muito rápida. Quando surge uma notícia grave nos informativos, por exemplo, como uma catástrofe natural, a mente tem que fazer grande esforço para assimilar a questão.

O ato de assimilar uma informação mostra a necessidade de conhecermos a realidade como ela é e como gostaríamos que ela fosse.

>> Próximo - Que Conceito >>


Para citar no seus trabalhos (Norma ABNT):

Assimilação. QueConceito. Sao Paulo.
Disponível em: < http://queconceito.com.br/assimilacao >. Acesso em: [data-na-qual-o-artigo-foi-visto]

Relacionados Assimilação