Conceito de Assédio escolar (Bullying)

Assedio-escolarO assédio escolar, também chamado de Bullying, é um problema muito comum hoje em dia. E, além disso, um problema que não distingue região, setor social, nível educativo ou econômico. Entende-se por bullying como o maltrato que uma pessoa (normalmente criança) sofre no ambiente escolar. O maltrato se manifesta de várias maneiras, embora em geral, a violência física e verbal está incluída. Outras formas de maltrato são: a discriminação, a indiferença, etc.

Os especialistas entendem que o bullying pode ter muitos significados e causas, mas normalmente, está relacionado com o fato de que vivemos numa sociedade altamente violenta, competitiva e individualista em muitos sentidos e espaços. É comum que um garoto que agride o outro, ou que provoca algum tipo de dano, provavelmente tenha também o mesmo tipo de sofrimento físico ou mental em sua própria realidade íntima. Por outro lado, a falta de valores como a solidariedade, o companheirismo e a participação em um grupo, é tão comum na sociedade que é difícil para a escola (que além de gerar valores de competição, sucesso e fracasso) possa revertê-los.

É comum escutar ou conhecer casos de crianças que são líderes em um grupo, e por isso, cometem ações perversas contra outras crianças mais indefesas ou frágeis, e é esta mesma violência e maltrato permanente que causa grandes tragédias escolares, perpetuadas por essas crianças ou adolescentes cansadas de sofrer o maltrato, a indiferença e a discriminação de seus companheiros.

A violência e o bullying são problemas que não se resolvem de um dia para o outro, a não ser que tenhamos uma forma de comunicação a nível social e geral baseada no uso da agressão, violência, intolerância e falta de respeito. Os adolescentes e crianças costumam discriminar e agredir aqueles que consideram diferentes sem realmente conhecê-los, gerando sentimentos de medo, sofrimento, tristeza, e inclusive, depressão, que muitas vezes são difíceis de reverter e que marca a pessoa por toda vida impedindo-a de levar uma vida normal e sadia.

>> Próximo - Que Conceito >>


Para citar no seus trabalhos (Norma ABNT):

Assédio escolar (Bullying). QueConceito. Sao Paulo.
Disponível em: < http://queconceito.com.br/assedio-escolar-bullying >. Acesso em: [data-na-qual-o-artigo-foi-visto]

Relacionados Assédio escolar (Bullying)