Conceito de Artrose

ArtroseA artrose é uma doença degenerativa das articulações e uma das mais frequentes, pois afeta aproximadamente 80% das pessoas maiores de 70 anos.

A artrose é uma doença que afeta a articulação e se origina pelo desgaste da cartilagem articular, que é um tecido que reveste os ossos nos lugares que entram em contato entre si com a finalidade de facilitar o deslizamento de uns sobre os outros durante o movimento. A lesão da cartilagem ocorre por vários mecanismos sendo os principais a lesão direta por traumatismos, a sobrecarga mecânica por esforços ao levantar ou locomover pesos, ou então por fatores como o sobrepeso e a obesidade. Um terceiro mecanismo constitui os esforços posturais que ocorrem com a prática de uma postura inadequada por muito tempo.

As principais manifestações da artrose são a dor, o inchaço e a rigidez que limitam os movimentos que melhoram ou desaparecem com o repouso.

Existem vários tipos de artrose de acordo com sua localização, na qual dependem diretamente do tipo de atividade física ou de trabalho desenvolvida pelo indivíduo durante a vida.

Dos tipos de artrose, a artrose das mãos é uma das formas mais frequentes e que está relacionada a atividades manuais, de cozinha e do trabalho com ferramentas.

A espondilartrose é uma forma de artrose localizada na coluna vertebral que ocorre com mais frequência no seguimento cervical e na lombar. Em termos cervicais está relacionada a atividades de trabalho em que se flexiona muito o pescoço, como as pessoas que trabalham com computadores, que leem ou escrevem muito, trabalhos que precisam de extrema atenção, ou ainda a realização atividades recreativas como ver televisão deitado na cama com vários travesseiros embaixo da cabeça. A artrose da coluna lombar está associada em permanecer muito tempo sentado, realizar atividades de impacto como alguns esportes que exigem correr e saltar, assim como o trabalho de motorista.

A artrose do ombro é própria de pessoas que levantam o braço acima da cabeça de forma constante como as donas de casa que limpam e organizam objetos que ficam em lugares altos; os professores que escrevem em lousas, como também algumas práticas esportivas como beisebol, tênis, lançamento de dardos e discos, etc.

A artrose de quadril é uma forma mais frequente no homem do que na mulher e ocorre através da sobrecarga mecânica, do sobrepeso ou por permanecer muito tempo em pé.

A artrose do joelho diferentemente da artrose de quadril é mais frequente em mulheres do que em homens e está associada diretamente a fatores como sobrepeso e obesidade.

A artrose do dedo Hallux, mais conhecida como joanete, é muito comum nas mulheres e constitui uma lesão, produto do uso de sapatos de salto e de ponta.

A artrose generalizada é a forma mais grave da doença e se caracteriza por abranger vários grupos de articulações simultaneamente. Este tipo de artrose e também a das mãos são as formas de maior índice hereditário.

A artrose é uma doença que pode ser prevenida caso sejam adotadas medidas com o cuidado articular, uma vez que seu tratamento está baseado na combinação de medicamentos para aliviar a dor, para proteger e reparar a cartilagem, além de mudanças no estilo de vida. Nos casos mais graves é necessário realizar a correção da deformidade através de uma cirurgia ortopédica ou inclusive a substituição da articulação afetada por uma prótese.

>> Próximo - Que Conceito >>


Relacionados Artrose