Conceito de Artigo gramatical

Artigo-gramaticalO artigo gramatical faz parte da oração que trata de expressar o gênero e o número do nome ou objeto em questão. Ou seja, o artigo serve como um atualizador determinante para poder precisar ou então atualizar a referência de um substantivo, e assim passar de ser desconhecido para ser algo concreto. De certa forma, o artigo gramatical consegue situar-se ao campo que corresponde e mutuamente de acordo com os interlocutores.

No caso do idioma espanhol existe um artigo que define o masculino singular como “el”, no entanto, se usa “los” quando se trata de masculino plural. Já no feminino singular se usa “la” e no plural “las”. Por exemplo: A vaca teve bezerros. As vacas pastam no campo. O relógio parou às onze da manhã. Os relógios que coleciona são realmente bonitos.

Uma exceção a esta regra está no artigo “el” que se usa antes de um substantivo feminino quando a palavra começa com “a” tônica, por exemplo, el águila (a águia), el azúcar (o açúcar), entre outros.

Mas também existem os artigos indefinidos como “un” (no caso de masculino singular), “una” (no feminino singular), “unos” (no masculino plural) e “unas” (no feminino plural).

Voltando no tempo, mostra-se que as línguas indo-europeias (línguas correspondentes a Europa e Ásia Meridional) careciam de artigos, com exceção ao grego clássico que possuía. E por outro lado, as línguas semíticas, exceto as mais difundidas, a hebraica e a árabe, também carecem de artigos.

>> Próximo - Que Conceito >>


Para citar no seus trabalhos (Norma ABNT):

Artigo gramatical. QueConceito. Sao Paulo.
Disponível em: < http://queconceito.com.br/artigo-gramatical >. Acesso em: [data-na-qual-o-artigo-foi-visto]

Relacionados Artigo gramatical