Conceito de Artigo de opinião

Artigo-opiniaoO artigo de opinião é um texto jornalístico que expressa o sentir ou pensar de uma pessoa sobre um assunto que desperta o interesse da opinião pública. Geralmente, quem escrever o artigo de opinião é um indivíduo notável, seja nas artes, na política ou de outras áreas, que escreve regularmente nos meios de comunicação em questão, ou se assim não for, a intervalos regulares e espaçados de acordo com as exigências o meio. O objetivo deste artigo é, geralmente, para influenciar o ponto de vista de quem vai ler.

Entre suas características estilísticas se destaca a linguagem amena em que na sua maioria estão escritos estes tipos de artigos, com uma clara missão de captar a atenção do público leitor desta maneira.

Por outro lado, o artigo de opinião pode ou não coincidir com o editorial que acompanha o meio, ou seja, nestes artigos não costumam haver limites para a liberdade sobre o que é tratado; o que deve ser respeitado são as limitações impostas ao meio em termos de espaço.

Entretanto, sua principal diferença com o editorial, que é o artigo que geralmente costuma ser confundido, é que no caso particular do artigo de opinião a pessoa assina o mesmo, em compensação, no editorial não aparece assinado.

Este tipo de artigo está incluído no gênero jornalístico de opinião, que é aquele que se caracteriza pela exposição e argumentação de um personagem ou de outro meio sobre um tema de interesse. A opinião é simplesmente a busca das causas que originam um fato.

Basicamente, o uso deste tipo de gênero em jornais serve para fortalecer de alguma forma o editorial a ser sustentado e, portanto, as páginas de opinião são as mais lidas pelos leitores.

>> Próximo - Que Conceito >>


Para citar no seus trabalhos (Norma ABNT):

Artigo de opinião. QueConceito. Sao Paulo.
Disponível em: < http://queconceito.com.br/artigo-de-opiniao >. Acesso em: [data-na-qual-o-artigo-foi-visto]

Relacionados Artigo de opinião