Conceito » Artigo

Conceito de Artigo




ArtigoA palavra artigo é originária do latim “articulus” que por sua vez é diminutivo de “artus” que quer dizer parte, ou seja, artigo seria uma pequena parte de alguma coisa, parte de um todo.
Articulo na gramática é aquela parte da oração, variável, que é usada especialmente pra indicar o gênero (masculino “o” ou feminino “a”) e a extensão (singular “o” ou “a” ou o plural “os” ou “as”) do substantivo, ou do adjetivo ou frases usadas como substantivos, aos que acompanham: o gato, as meninas, os leões.

O Artigo se pode denominar determinado ou definido quando faz referência a um objeto conhecido; ou pode ser indeterminado si o objeto não é conhecido ou identificado, Nestes casos os artigos são: para o singular (“um” ou “uma”), e para o plural (“uns” ou “umas”). Cidades, países ou continente se escrevem com artigo se forma parte de seu nome: A cidade da Amazônia.

O Artigo se antepõe ao substantivo para anunciar seu gênero, seu número e sua função gramatical. Com frequência o artigo determina a extensão do substantivo. Artigo também se pode definir como uma nota jornalística, cada uma das disposições de uma lei e as coisas que se compram (artigos variados como alimentícios, sanitários, etc.).

Como conceito artigo de opinião é um texto jornalístico que manifesta o sentimento e o pensamento de uma determinada pessoa com respeito a um assunto que desperta o interesse da opinião pública. Geralmente, que escreve um artigo de opinião é um individuo notável, já seja nas letras, na política ou em qualquer outra área, que escreve periodicamente no meio em questão, ou com um espaço de tempo de acordo com o que requere dito meio. O propósito do artigo, neste caso, costuma influenciar na opinião daquelas pessoas que o leem.
Este tipo de artigo costuma ter uma extensão entre quinhentas e oitocentas palavras. Por outro lado, o conceito de artigo de opinião consegue diferenciar dois tipos de articulistas. Aqueles que realizam uma publicação com periodicidade sobre qualquer tema que seja de seu agrado, e aqueles outros articulistas que se comunicam de forma ocasional por este meio a respeito de um assunto de sua própria especialidade como mencionado anteriormente, ou sobre um fato atual sobre o que querem escrever.

>> Próximo - Que Conceito >>


Este artigo vale a pena? Por favor nos ajude a divulga-lo curtindo ou compartilhando :)