Conceito de Arrependimento

ArrependimentoAs pessoas tomam decisões constantemente. Cada decisão é tomada dentro de um contexto concreto, ou seja, a partir do grau de maturidade do momento, das circunstâncias pessoais e do ponto de vista pessoal. Da mesma forma que todo ser humano muda e evolui ao longo da vida, ele corre o risco também de modificar seu ponto de vista sobre qualquer tipo de assunto.

E existem pessoas que se castigam quando se arrependem por algo que fizeram no passado sem levar em conta a realidade atual e que isso passa a ser apenas uma lembrança na mente. Não perca seu tempo presente tentando mudar o que aconteceu no passado porque é impossível. É mais importante focar a atenção no hoje e ser feliz de verdade deixando o ontem para trás.

O arrependimento é sadio porque mostra a capacidade de reflexão que existe no coração humano. Além disso, o arrependimento também propicia reencontros pessoais. Por exemplo, quando uma pessoa ofende a outra, ela pode dar o primeiro passo pedindo desculpas. Quando se arrepender do que fez, pense o que pode fazer para reparar seu erro. Se não puder fazer nada, então, siga seu caminho levando este erro como uma oportunidade de aprendizagem ou como uma lição de moral que ensina em não repetir o erro novamente.

O arrependimento está relacionado com o sofrimento interno através de um pensamento do passado. Também está vinculado com a culpa que é uma forma de castigo interior. Geralmente as pessoas se arrependem com mais facilidade daquilo que fizeram do que aquilo que deixaram de fazer. Por exemplo, as pessoas se arrependem de deixar escapar um grande amor e não de tomar a iniciativa de declarar seus sentimentos.

Não existe um manual de instruções de como se deve viver. A melhor forma de ter paz interior é agir de forma coerente com os valores pessoais e suas crenças. Mas sem dúvida, também é muito importante ser honesto consigo mesmo e saber pedir desculpas ao outro por um erro cometido.

Ter um gesto de arrependimento é uma lição de humildade que mostra o melhor do coração humano através do amor e do respeito a si mesmo e ao próximo.

>> Próximo - Que Conceito >>


Para citar no seus trabalhos (Norma ABNT):

Arrependimento. QueConceito. Sao Paulo.
Disponível em: < http://queconceito.com.br/arrependimento >. Acesso em: [data-na-qual-o-artigo-foi-visto]

Relacionados Arrependimento