Conceito de Arquivo

ArquivoO arquivo ou fichário é um sistema real ou virtual de organização de informação através de uma determinada classificação.

Denomina-se arquivo a um conjunto de informações classificadas e armazenadas de diversas formas para sua conservação e fácil acesso em qualquer momento.

Um arquivo pode ser um sistema de arquivos físicos contido em caixas ou em outros elementos de armazenamento que fazem parte de um conjunto maior como uma biblioteca ou arquivo público e privado. Muitas vezes, o arquivo utiliza um sistema de classificação comum para todos os seus conteúdos que permite a busca de dados específicos de forma rápida e simples. A mais comum é a ordem alfabética por conceito ou por autor, mas também a informação pode ser classificada segundo as áreas temáticas, por ordem cronológica ou outros critérios dependendo da informação contida no arquivo.

Na informática, o arquivo representa um conjunto de informações armazenadas de forma virtual para ser lido ou acessado através do computador.

As possibilidades de armazenamento e classificação são muito mais ricas em um sistema informático, pois a informação não ocupa um espaço físico, portanto, é possível conservar milhões de dados em um dispositivo muito pequeno. Inclusive pode guardar a informação de um texto, de um áudio ou vídeo em um mesmo lugar sem nenhum inconveniente.

Por sua vez, o sistema costuma organizar taxonomicamente a informação de forma automática, permitindo que o usuário encontre o que quer com apenas a digitação de uma palavra-chave de forma rápida e útil. Já os sistemas informáticos costumam reproduzir os arquivos físicos e assim organizar o conteúdo em pastas e subpastas criadas e administradas pelo usuário que são localizadas no disco interno e que podem ser abertas através do acesso direto na área de trabalho do computador.

>> Próximo - Que Conceito >>


Para citar no seus trabalhos (Norma ABNT):

Arquivo. QueConceito. Sao Paulo.
Disponível em: < http://queconceito.com.br/arquivo-2 >. Acesso em: [data-na-qual-o-artigo-foi-visto]

Relacionados Arquivo