Conceito de Aromaterapia

Existem diferentes tipos de terapias que são úteis para promover o bem-estar. A aromaterapia é uma classe que recebe a harmonia do plano físico e mental através dos óleos essenciais obtidos de plantas aromáticas.

A aromaterapia pode melhorar a saúde e também a beleza física. Ela melhora o bem-estar físico ao melhorar os níveis de relaxamento pessoal, além de melhor a concentração, a atenção da mente e o pensamento positivo.

O poder dos óleos essenciais

Os óleos essenciais utilizados na terapia de aromaterapia trazem grandes benefícios à saúde: podem ser positivo no cuidado da pele para tratar problemas dermatológicos, por exemplo, a acne. Também pode ser um remédio para tratar manchas da pele e cicatrizes.

Referindo-se ao descanso adequado, a aromaterapia também reforça a qualidade do sono e ajuda a prevenir a insônia. Essa terapia também é saudável para cuidar do humor em situação de tristeza. Existem plantas que tem finalidade medicinal.

René-Maurice Gattefosé foi quem utilizou pela primeira vez o conceito aromaterapia. É importante salientar que a aromaterapia não é um ramo da medicina tradicional, ela é classificada como uma medicina alternativa.

A aromaterapia potencializa especialmente o sentido do olfato

Assim como a musicoterapia mostra a influência que existe entre uma melodia e o estado de humor, do mesmo modo, um aroma pode influenciar a maneira como as pessoas se sentem graças ao odor experimentando de determinada sensação. Essa terapia também pode ser saudável para melhorar a vitalidade e prevenir o cansaço físico e mental acumulado.

Existem aromas que podem melhorar o relaxamento. A aromaterapia não é recomendada em todos os casos, por essa razão é sempre importante consultar um médico para avaliar as possíveis contraindicações em função do caso.

Existem óleos essenciais de diferentes tipos: óleos relaxantes que melhoraram o relaxamento; óleos essenciais que são antidepressivos; algumas essências que também estimulam a mente e os óleos essenciais equilibradores. É importante ser um profissional qualificado e competente para aplicar esta terapia de modo adequado cuidando sempre da saúde. Por outro lado, a aromaterapia nunca pode ser utilizada como um meio substituto da medicina tradicional.

Foto: iStock - AZarubaika

>> Próximo - Que Conceito >>


Relacionados Aromaterapia