Conceito » Armazenamento

Conceito de Armazenamento




Para qualquer sistema ordenado, as unidades de armazenamento são aquelas que permitem armazenar física ou virtualmente arquivos de dados de todos os tipos. Mais especificamente na informática, as unidades de armazenamento são todos os dispositivos, internos ou externos, que armazenam informações em um determinado sistema. Os dispositivos diferem entre si em tamanho, forma e uso, mas, juntos todos contribuem para a conservação de dados relevantes para o usuário em formato digital.

Existem várias unidades de armazenamento disponíveis. A mais comum é a unidade de disco rígido que estão incluídos na maioria dos computadores e que entre outras coisas, armazena a informação que permite iniciar o sistema e os programas, alem de arquivos de texto, imagens áudio e vídeo do usuário. O disco rígido vem em vários tamanhos e geralmente é expansível. Ao contrário de outras unidades, este com freqüência têm uma maior capacidade medida em gigabytes (GB), maior velocidade, ou seja, de acesso à informação, e uma melhor capacidade de transmissão de dados. A maioria dos discos rígidos são internos, entretanto discos externos estão disponíveis para armazenar grandes quantidades de informação e que podem ser facilmente transportados de um sistema para outro, por exemplo, para a troca de dados entre dois computadores.

Outros dispositivos de armazenamento populares são o CD-ROM ou DVD-ROM, que normalmente têm um tamanho muito menor do que um disco rígido, mas oferecer uma alternativa para armazenar pequenas quantidades de informação com uma mobilidade muito mais flexível. No entanto, a maioria dos CDs e DVDs só podem gravar dados uma única vez e então esses dados não podem ser apagados nem complementados por outros.

Mais recentemente, se popularizou as memórias flash ou USB que são pequenos dispositivos de armazenamento de capacidade variável que armazenam as informações em seu interior e que podem ou não necessitar de baterias. Ele se conecta a um computador via porta USB e permite o transporte rápido e fácil de grandes quantidades de informação de um sistema para outro.

>> Próximo - Que Conceito >>