Conceito de Aritmética

AritmeticaA aritmética é o ramo dentro da matemática que trata do estudo dos números e das operações que podem ser realizadas com eles. Além disso, a aritmética é o ramo mais antigo e elementar da matemática, pois é utilizada na maior parte do mundo para as tarefas diárias mais básicas, tais como a contagem, mas também em contextos que exigem a solução de cálculos científicos bastante complexos.

Basicamente, a aritmética estuda certas operações com os números e suas propriedade mais elementares, sendo sete suas operações básicas: adição, subtração, divisão, multiplicação, potenciação, radiciação e logaritimização, no entanto, a consideração conjunta de todas estas operações é conhecida como cálculo aritmético.

Há precedentes, como o osso Ishango, uma ferramenta de osso que data do Paleolítico Superior e que consistia em um pedaço afiado de quartzo em uma de suas duas extremidades mais utilizadas para gravar e escrever, que demonstra que a aritmética era amplamente utilizada nas operações mais básicas de adição e subtração, pois foram encontradas inscrições que datam aproximadamente entre 18.000 e 20.000 a.C. Em seguida, vieram as contribuições dos Babilônios, Pitágoras, Arquimedes e Fibonacci com um tratado abrangente.

Por outro lado, é utilizado o termo aritmética para referir-se a tudo que é relativo à aritmética, por exemplo, a pessoa que tem conhecimentos especiais é chamada de aritmética ou aritmético.

>> Próximo - Que Conceito >>


Relacionados Aritmética