Conceito de Aristotelismo

AristotelismoExistem diversas escolas da filosofia e uma das suas correntes mais importantes é o Aristotelismo, devido à marca que ficou registrada na história da filosofia através do pensador grego discípulo de Platão e professor de Alexandre Magno. Uma corrente de pensamento que se diferencia do platonismo em sua essência realista. Aristóteles foi o fundador da escola O Liceu.

Entretanto, Aristóteles, autor da metafísica, teve seu nome como grande impacto no pensamento filosófico, inclusive nos dias de hoje. E um dos pensadores mais notáveis que introduziu o pensamento aristotélico na filosofia medieval foi Tomás de Aquino.

Princípio metafísico

Um dos princípios metafísicos mais importantes na escola de Aristóteles foi:

1. A realidade tem a qualidade de ser inteligível, ou seja, pode ser compreendida pelo intelecto humano.

A partir deste ponto de vista, surge o realismo de acreditar que o entendimento pode captar a essência de como são as coisas. Este detalhe determina um ponto de inflexão em relação ao pensamento de Platão, uma vez que este autor colocou a essência das coisas no mundo das ideias. Portanto, a verdade também ficou fora do mundo.

Aristóteles, pelo contrário, considera que a realidade tem uma entidade própria que permite seu conhecimento. Tomás de Aquino acrescenta que a intencionalidade do conhecimento não retrocede sobre si mesmo, mas que consegue suas novas ideias através do processo de conhecimento. A ideia se torna cópia imaterial do objeto real. Portanto, a essência da ideia se refere também à intencionalidade de ir além do mais para alcançar o objeto de desejo. O aristotelismo, como corrente, inclui todos os autores que se uniram ao pensamento e à defesa de Aristóteles.

Uma evolução visível

Na época medieval, o aristotelismo evoluiu e integrou os conhecimentos do seu autor sob a ótica de fé, proporcionando nova informação através da verdade revelada. Também existiram outros autores que serviram de referência para o aristotelismo árabe, por exemplo, Averroes.

O aristotelismo teve um peso tão grande na história da filosofia que o pensamento de Aristóteles serviu de referência para determinar o valor da sabedoria

Foto: iStock - golibo

>> Próximo - Que Conceito >>


Relacionados Aristotelismo