Conceito de Arbusto

ArbustoEm nosso idioma chamamos de arbusto à planta de longa vida que se caracteriza fisicamente por sua altura mediana, caule lenhoso e pequeno, além de ser ramificada desde o solo.

Sua estrutura é composta especialmente de madeira, celulose e lignina.

Embora os arbustos apresentem as mesmas características de muitas outras árvores, eles são perenes e possuem lenha ou madeira em seu caule. Vale destacar que uma das principais diferenças entre ambos é que os arbustos são bem menores em relação às outras árvores (oscilam em menos de oito metros de altura), as quais alcançam alturas certamente consideráveis.

Por outro lado, as árvores se diferenciam dos arbustos, pois estes não possuem apenas um tronco e sua base apresenta ramificações, ou seja, trata-se de uma planta com muito mais ramificações que uma árvore qualquer.

A paisagem e o local mais marcado pela presença de arbustos são os matagais. Acompanhando a paisagem dos arbustos encontramos normalmente as gramas, ervas e plantas que crescem abaixo da terra e que também são conhecidas como plantas geófitas.

No entanto, é importante destacar que os matagais e suas principais espécies se encontram naturalmente em determinado local geográfico, ou seja, resultam das condições climáticas e das características do solo desse espaço e até mesmo podem ser resultado da ação do homem, isto é, o ser humano promove e desenvolve o matagal com sua própria ação.

Vale ressaltar que o clima tem grande influência na hora de determinar o tipo de matagal existente. Assim, num clima desértico podemos encontrar o matagal xerófilo, cujas plantas se adaptam facilmente a este tipo de clima mais seco, observando em seu formato as características físicas que lhe permitem, por exemplo, as folhas são bem menores para evitar a perda de água, como também há a disposição de espinhos para defender-se dos animais típicos de pastos.

>> Próximo - Que Conceito >>


Para citar no seus trabalhos (Norma ABNT):

Arbusto. QueConceito. Sao Paulo.
Disponível em: < http://queconceito.com.br/arbusto >. Acesso em: [data-na-qual-o-artigo-foi-visto]

Relacionados Arbusto