Conceito de Ar

O ar é o resultado da mistura de gases que compõem a atmosfera Terrestre e que graças à força da gravidade se encontram sujeitos ao Planeta Terra. O ar assim como acontece com a água, é um elemento fundamental e indispensável para assegurar a continuidade da vida no planeta. Sua composição é altamente sensível e as proporções das substâncias que o compõem são variáveis: nitrogênio (78%), oxigênio (21%), vapor de água (varia entre 0-7%), ozônio, dióxido de carbono, hidrogênio e gases nobres como argônio e criptônio (1%).

A atmosfera Terrestre é dividida em cinco camadas dependendo da temperatura, altitude e composição do ar, sendo elas a troposfera, estratosfera, mesosfera, termosfera e exosfera, respectivamente. Quanto mais alto nos encontramos menor será o peso ou a pressão no ar que respiramos. As camadas mais estudadas e analisadas são as duas que estão mais próximas da terra: a troposfera e a estratosfera, pois, elas absorvem e são mais afetados pela poluição.

O ar que se encontra na troposfera é o que está diretamente envolvida no processo de respiração dos seres vivos e é composto por 78% de nitrogênio, 20,94% de oxigênio, 0,035 % de dióxido de carbono e 0,93% de gases inertes, entre os quais se encontram o argônio e o néon. Também nesta camada que cobre 7 km de altitude nos pólos e 16 km nos trópicos estão localizadas as nuvens e o vapor d’água, por isso é nesta camada que ocorrem todos os fenômenos atmosféricos que dão origem ao clima. E um pouco mais dela, aproximadamente uns 25 km, nós encontramos a estratosfera que é a camada onde se encontra alojada a camada de ozônio que protege a Terra da radiação ultravioleta.

É por isso que qualquer poluente que se encontre nestas alturas será altamente prejudicial para a saúde do homem.

As propriedades físicas que caracterizam o ar que respiramos são: o volume, a massa, a densidade, pressão atmosférica, contração e expansão. Além dessas questões comuns e especificamente físicas e geográficas, o ar é o mais novo indicador da vida humana e animal, já que a ausência destes, e na incapacidade de reter a respiração por um longo tempo, ou a direta e definitiva interrupção deste significará a morte de uma pessoa.

>> Próximo - Que Conceito >>


Relacionados Ar