Conceito » Aprendizagem

Conceito de Aprendizagem




AprendizagemA aprendizagem é considerada como uma das principais funções mentais que apresentam os seres humanos, os animais e os sistemas de tipo artificial. Em termos gerais, diz-se que a aprendizagem é a aquisição de qualquer conhecimento a partir da informação que se percebe.

Uma das características mais manifestadas depois de se ter recebido algum tipo de aprendizagem são as mudanças no comportamento, isto não só supõe a modificação de condutas que já se têm senão também a aquisição de novas condutas que se incorporarão ao produto dessa nova aprendizagem.

Por exemplo, quando estamos aprendendo um idioma novo, para que esse passe a ser uma aprendizagem deverá ser utilizado, senão o que tradicionalmente ocorre quando não se pratica o idioma uma vez aprendido, é o esquecimento do mesmo. E logicamente, esta mesma situação estende-se a outros tipos de questões que se aprendem.

Outra característica importante é a experiência, porque as mudanças de comportamento estão em estreita relação com a prática e o treinamento. Por exemplo, quando alguém aprende a dirigir um automóvel terá que seguir determinadas regras que essa atividade propõe, ou seja, concretizá-lo da melhor maneira possível já que além deste tipo de questão se arrisca não só a própria vida senão também a dos outros.

Outra característica do processo de aprendizagem que qualquer indivíduo sofrerá é a interação diária e constante com seu ambiente que certamente determinará a aprendizagem.

Entre os fatores que facilitarão ou complicarão a tarefa do aprender encontramos a motivação que pode ser influenciada, aumentada ou diminuída de acordo com os elementos intrínsecos ou extrínsecos ao indivíduo que aprende. Por exemplo, um menino que na escola sofre repetidos deboches e brincadeiras de seus colegas, é claro, terá seu interesse ou motivação por aprender afetada muito negativamente, isto é, seguramente, esse garoto se mostrará sem interesse em ir à escola porque seus colegas o fazem passar por maus momentos.

Assim mesmo, o amadurecimento psicológico de alguém será vital na hora de aprender determinada questão, os seres humanos passam determinadas etapas nas quais, em algumas se fazem mais fáceis de compreender algumas questões e em outras não.

Outro fator que pode ajudar ou dificultar em um processo de aprendizagem é a disponibilidade material que se tem. Por exemplo, se os pais não facilitam determinados meios econômicos a seu filho para que, por exemplo, compre o livro que no colégio lhe é pedido, provavelmente, este se atrasará nas tarefas e nas aulas.

Mais uma leitura:

Aprendizagem é o processo através do qual uma nova informação se relaciona como um acontecimento relevante da estrutura do conhecimento do indivíduo. É a informação nova que se relaciona como a que já existe. A aprendizagem é a interação de conhecimentos antigos com conhecimentos atuais, destacando a importância de cada um deles.

O conceito de aprendizagem nos diz que este compreende as atividades que realizam os seres humanos para conseguir o objetivo que se pretendem; é uma atividade individual que se desenvolve num contexto social e cultural e se leva a cabo mediante um processo de interiorização aonde cada aprendiz ou estudante, concilia novos conhecimentos. Para que a aprendizagem seja eficiente necessita-se de três fatores básicos: a inteligência e conhecimentos prévios, experiência e motivação; ainda que todas sejam consideradas importantes devemos valorizar que sem a devida motivação qualquer que seja a ação que realizemos, não será totalmente satisfatória. A definição de aprendizagem assegura que a motivação, ou seja, o desejo de aprender é fundamental que o estudante ou o aprendiz dirija energia aos neurônios; a mesma se pode conseguir mediante a prática de metodologias especiais que se verão limitadas à personalidade e força de cada pessoa.

Ainda que existam diversos tipos de aprendizagem, o que devemos entender é que aprendizagem é uma mudança de comportamento relativamente permanente produzido pela experiência. O importante de este conceito é que nos permite diferenciar entre aquelas mudanças no desempenho devido a que o amadurecimento; o desenvolvimento de padrões de comportamentos predeterminados biologicamente que obedecem somente aos anos vividos; a experiência, aqueles que estão relacionados com essa variável.

Aprendizagem é parte integrante da estrutura da educação, pelo qual, podemos dizer que a educação compreende o sistema de aprendizagem. Aprendizagem é a ação de instruir-se e o tempo que tarada esta instrução. É o processo pelo qual cada pessoa é treinada para da uma solução a certas situações; esse mecanismo vai desde aquisição de dados até a forma mais complexa de recopilar e organizar informações várias.
A aprendizagem tem uma importância fundamental para o ser humano, já que, quando nascemos, estamos desprovidos de meio de adaptação intelectuais e motores. Em consequência, durante os primeiros anos de vida, a aprendizagem é um processo totalmente automático com pouca participação da vontade.

>> Próximo - Que Conceito >>