Conceito de Apóstrofe

ApostrofeO termo apóstrofe se refere a uma figura de linguagem ou retórica que envolve um discurso na segunda pessoa, ou seja, para chamar a atenção do público presente que o escuta, como também para transmitir uma mensagem a uma pessoa que não está presente.

As figuras de linguagem são formas sistematizadas da literatura que propõe a maneira não tradicional de usar as palavras do nosso idioma.

Embora as palavras em questão sejam usadas em função do significado que apresentam, elas podem acrescentar algumas particularidades em termos gramaticais, semânticos, entre outros, e assim podem dar maior expressividade a essas palavras.

No entanto, existem duas categorias que diferenciam estas figuras entre elas a dicção e o pensamento, assim a apóstrofe está localizada dentro das figuras de pensamento e na subcategoria de diálogo ou patética.

As figuras de pensamento atingem especialmente o significado das palavras e das figuras de diálogo que correspondem a este grupo, são características do que conhecemos como estilo ou discurso direto. Elas podem ser escutadas ou lidas pelo que os personagens dizem e pensam, trazendo assim uma melhor comunicação.

Outra característica essencial deste tipo de figura é a influência que exercem no plano afetivo do receptor da mensagem.

Vale ressaltar que este tipo de figura retórica é muito usado no campo religioso, na hora de uma oração, de uma pregação, ou até mesmo nos monólogos dos artistas. Por outro lado é muito usado também na área da política, quando um dirigente político utiliza para ter uma maior proximidade com o povo eleitoral, algo que na política é básico e fundamental.

Devemos destacar também que não se pode confundir este conceito com o termo apóstrofo, algo que muitas vezes acontece. O apóstrofo é um sinal de pontuação que serve para indicar a eliminação de uma letra ou a supressão de um fonema.

>> Próximo - Que Conceito >>


Para citar no seus trabalhos (Norma ABNT):

Apóstrofe. QueConceito. Sao Paulo.
Disponível em: < http://queconceito.com.br/apostrofe >. Acesso em: [data-na-qual-o-artigo-foi-visto]

Relacionados Apóstrofe