Conceito de Apologia ao Terrorismo

Apologia-TerrorismoA apologia se refere à ação de uma pessoa que através de um discurso ou documento escrito enaltece ou ovaciona alguma atividade ou indivíduo que o mesmo realiza ou pensa.

Vale destacar que normalmente este conceito está associado a uma conotação negativa porque está relacionado especialmente ao enaltecimento de atividades ilegais ou moralmente condenáveis, como é o caso do consumo de drogas ou de violência, por citar alguns dos mais comuns.

Por sua vez, o terrorismo consiste numa atividade em que grupos ou organizações que lutam por alguma questão política desenvolvem ações violentas para precisamente impor seus ideais e destruir a paz e o estado vigente com o qual não está de acordo.

Isto é, desejam estabelecer um estado de medo e insegurança entre a população do local que atuam para, desta forma, poder pouco a pouco conseguir a desestabilização total e impor-se como autoridade.

Assim, a apologia ao terrorismo defende justamente as ações desses grupos terroristas. Ou seja, aquele que realiza alguma apologia deste tipo defende e apoia com palavras e até mesmo com ações tudo aquilo que é proposto pelo grupo terrorista em questão.

O terrorismo é um flagelo que o planeta vive há muito tempo, inclusive, algumas áreas geográficas são mais comuns e recorrentes. Alguns casos paradigmáticos que podemos citar como exemplos são: a organização terrorista basca da ETA, que amedronta o povo espanhol como matanças e bombas; as FARC da Colômbia, que também implantam o medo com seus ataques virulentos; e claro, a Al Qaeda, grupo extremista islâmico que perpetuou no ano de 2001 com o maior ato terrorista registrado nos Estados Unidos, com o ataque de aviões pilotados por suicidas às torres gêmeas do World Trade Center.

Para terminar, vale destacar que esta ação é penalizada perante a lei, uma vez que é uma afronta contra a paz e a harmonia de qualquer estado por direito. Especialmente porque o terrorismo é simplesmente um crime e, portanto, tanto contribuir como apoiar o mesmo também é considerado crime.

>> Próximo - Que Conceito >>


Para citar no seus trabalhos (Norma ABNT):

Apologia ao Terrorismo. QueConceito. Sao Paulo.
Disponível em: < http://queconceito.com.br/apologia-ao-terrorismo >. Acesso em: [data-na-qual-o-artigo-foi-visto]

Relacionados Apologia ao Terrorismo