Conceito » Antropologia

Conceito de Antropologia




AntropologiaO estudo do homem nos campos da biologia, da sociologia e da cultura, é o que normalmente se define como antropologia. Estas dimensões de estudo são consideradas como dimensões de uma amplitude que engloba o termo. O conhecimento deste assunto está, de forma geral, organizado de modo em que indicam que se deve escolher previamente aspectos dentro dessa definição como podem ser a antropologia no campo da física e a antropologia no campo da biologia, aspectos estes que fazem referência direta ao homem como ser.

Seja qual seja a definição que se adote, ou que se escolham, nos dá a possibilidade de entender o termo tratado neste assunto como uma forma para entender e conhecer os assuntos referentes àquilo que se conhece como a diversidade de culturas, ou seja, a procura das respostas para que possamos entender o que representamos espelhando-nos em outro, uma maneira de saber colocar na fronteira de muitos mundos, sejam eles sociais ou culturais, para isto abrindo caminhos entre estes mundos. Sentindo, agindo e refletindo sobre todos os detalhes que nos indiquem que somos iguais entre nós, detalhes que nos expliquem sobre a pergunta que nos dê uma resposta sobre nós, os seres humanos.

O ser humano, como ser vivo e presente desde os inícios da história conhecida na atualidade, é portador de algumas características que o fazem diferente, distinto de outros seres como, por exemplo, os animais irracionais. O homem, claro está, é um ser diferente com relação à natureza que o rodeia. As invenções e o progresso, a linguagem formulada como forma de comunicação e a consciência dos seus atos, o torna uma criatura diferente. As emoções sentidas e expressadas, a necessidade de ter uma religião, a política, as comunidades e a socialização do homem, entre outros aspectos, indicam que o homem dentro do que é a antropologia, está em uma dimensão diferente e que corresponde à formação ao longo do tempo.

Os costumes e a maneira de agir do ser humano dentro de cada uma das suas culturas, antropologicamente, fortalece o conceito do termo e ajuda aos especialistas na matéria, conhecer e difundir a antropologia como um estudo complexo, porém perfeitamente explicável dentro do mesmo.

>> Próximo - Que Conceito >>