Conceito de Antecipação

AntecipacaoExistem várias maneiras de enfrentar a vida através da atitude. Neste sentido, uma atitude própria de nosso tempo marcada pela pressão e pelo excesso de responsabilidade é a antecipação. A antecipação de querer dar sempre um passo à frente é fruto da impaciência e da pressa que muitas pessoas enfrentam a realidade. As pessoas com tendência à antecipação são aquelas que se adiantam ao curso dos acontecimentos, são pessoas que não focam o presente porque sua mente não está no agora, mas sim no que pode acontecer (embora o futuro seja apenas uma simples hipótese). Viver o futuro causa ansiedade, intranquilidade e frustração.

Mas, além disso, trata-se de uma grande perda de tempo. Do ponto de vista positivo, a antecipação aplicada com inteligência emocional, ou seja, com equilíbrio e de forma justa é muito positiva porque permite um bom planejamento. Por exemplo, é um gesto positivo consultar toda noite a agenda do dia seguinte com o objetivo de planejar bem sua próxima jornada.

Em outros casos, ser previsor também significa antecipar o que pode acontecer para poder avaliar diferentes possibilidades de um acontecimento. Antecipar pode ser uma armadilha, pois é impossível estar seguro cem por cento do que acontecerá amanhã. Ninguém pode prever o futuro. Trata-se de uma habilidade que se adquire somente através da experiência e da maturidade própria do viver e que mesmo assim não é seguro.

As pessoas que tendem adiantar o que vai acontecer deveriam pensar que estão desperdiçando tempo, pois enquanto focam uma realidade que ainda não aconteceu, não valorizam o tempo e o que é mais importante: o presente, como o próprio nome já diz.

A antecipação é fruto do desejo de segurança e controle existente no coração humano. Entretanto, o destino é imprevisível e incerto, a vida interrompe nossos planos e nos coloca à prova em muitos momentos (em algumas ocasiões para o bem, outras para o mal).

Viver com pressa nunca é saudável, é esgotante viver sob a tensão do que pode acontecer amanhã. Relaxe e desfrute cada instante, pois este momento é único.

>> Próximo - Que Conceito >>


Relacionados Antecipação