Conceito de Antagônico

AntagonicoO termo antagônico é um adjetivo qualificativo que se aplica às pessoas ou personagens fictícios que tem como função atuar de maneira contrária ou oposta ao protagonista. Embora na vida real não possamos distinguir entre personagens principais e secundários, o conceito de antagônico pode ser aplicado a uma pessoa que atua de maneira oposta ou contrária a outra, sendo por esse momento seu antagônico direto. Usualmente, nas histórias de ficção os personagens protagonistas devem sempre ter um antagonista para gerar conflitos e situações a ser resolvidos.

Quando analisamos o termo antagônico, etimologicamente, vemos que ele provém do grego e significa "o que se opõe ao outro". Enquanto o prefixo "anti" significa "oposto a", agonistis é um termo grego que serve para designar a jogadores e lutadores. Assim, antagonistis em grego representa aquele que se opõe a um jogador, lutador ou personagem. Da mesma forma surge o termo protagonista que significa "o principal e primeiro jogador ou lutador".

A noção de antagonista surge especialmente na literatura e na tradição oral como figura que se opõe ao protagonista ou personagem principal de uma determinada história. A figura do antagonista é sempre a de um personagem que se opõe às vontades, desejos e projetos do personagem principal, colocando obstáculo em seu caminho ou impedindo-o diretamente. Desta forma, a dicotomia e a dialética estabelecida entre as duas partes é a que leva ao enfrentamento e ao desenvolvimento de conflitos que devem ser resolvidos ao longo da história.

Em geral, os antagonistas costumam ser personagens malvados, problemáticos, invejosos e com características negativas na maioria das vezes. Isto acontece porque o protagonista ou personagem principal é aquele que o público ou o leitor se identifica ou se vê reconhecido. Em alguns casos o personagem antagônico pode terminar desaparecendo e em outros, terminar vencendo (embora isto não seja o mais comum) e também chegar a um acordo com o protagonista por um bem comum.

>> Próximo - Que Conceito >>


Relacionados Antagônico