Conceito de Animais Predadores

Animais-PredadoresGraças a Charles Darwin conhecemos o mecanismo de funcionamento da natureza: a seleção natural. A ideia consiste na sobrevivência dos seres vivos dentro do seu meio ambiente. Entre os animais, uns são predadores e outros são presas. Todos interagem. A principal característica de um animal predador é a caça com a pura finalidade de alimentar-se. Para isso, utiliza suas melhores qualidades, principalmente a força e a velocidade.

Os animais se relacionam entre si dentro do mesmo habitat formando uma cadeia de alimentação. Por exemplo, o pasto, a zebra e o leão. A zebra se alimenta do pasto e o leão caça a zebra. Neste caso, o leão é o predador. Ele se alimenta da carne de sua presa e ao fazer isso mantém o equilíbrio do ecossistema que vive. Nesta situação, o leão não tem outro predador que o ameace. Porém, há outros casos em que o predador é ameaçado por outro animal, sendo sua presa. Por exemplo, a cobra mata um rato e ao mesmo tempo é morta por uma águia.

O animal predador se alimenta de suas presas e estas últimas para evitar serem comidas desenvolveram um tipo de defesa (substâncias tóxicas ou camuflagem) através da seleção natural. Por este motivo, os predadores utilizam algumas estratégias para ser mais eficazes. Na verdade, alguns caçam em grupo, como é o caso das hienas. Há casos, como o lobo, que a técnica utilizada é a perseguição às presas. Este tipo de mecanismo faz parte da luta pela sobrevivência.

Os predadores têm também uma ameaça, a intervenção do homem. E isto pode acontecer em várias circunstâncias: para proteger os animais domésticos (o lobo é uma ameaça aos rebanhos), na caça de grandes mamíferos (tigre, leão, rinoceronte) ou para conseguir uma maior superfície de terras cultivas. Por este motivo, os grandes predadores do reino animal estão em perigo de extinção. Esta situação tem provocado o desaparecimento de algumas espécies (o tigre-da-tasmânia e a Quagga, uma espécie de zebra). A lista de predadores com alto risco de extinção é grande: o lince-ibérico, pato azul, o tigre-de-bengala, o leopardo-nebuloso, dingo selvagem da Austrália, etc.

A situação de alto risco de extinção, especialmente entre os predadores, está provocando uma reação nos órgãos que protegem os animais. Há associações que tentam conscientizar a sociedade para que colaborem com a preservação.

>> Próximo - Que Conceito >>


Para citar no seus trabalhos (Norma ABNT):

Animais Predadores. QueConceito. Sao Paulo.
Disponível em: < http://queconceito.com.br/animais-predadores >. Acesso em: [data-na-qual-o-artigo-foi-visto]

Relacionados Animais Predadores