Conceito de Anfíbios

AnfibiosAnfíbios são espécies de animais ou plantas capazes de viver tanto dentro (na terra) como fora da água. Por exemplo, os sapos e as rãs são os tipos mais conhecidos e populares desta espécie.

Como conhecem a interação dos homens, os sapos e as rãs são capazes de movimentar-se dentro da água. Vivem em brejos, pântanos e lagos, mas também podem passear por qualquer jardim de uma casa.

Uma particularidade corporal desta espécie de vertebrados, denominados tetrápodes, é que quando estão na fase de larva apresentam uma respiração branquial, ou seja, respiram através de brânquias. Quando adultos sofrem uma metamorfose e sua respiração se torna pulmonar, permitindo sua adaptação e movimentação ao meio terrestre. Esta transformação respiratória também desenvolve suas extremidades e os órgãos sensoriais.

Há muitos anfíbios, que através de sua pele, expelem substâncias altamente tóxicas para quem entra em contato com eles, sendo assim, usam deste artifício em beneficio próprio contra os predadores.

Vale destacar que esta espécie contribui com o equilíbrio do ecossistema. Nas últimas décadas, foi observado um grande desaparecimento de espécies devido a diversos desequilíbrios naturais como: mudanças climáticas, doenças e ataques ambientais por parte dos humanos.

Em outro contexto, dentro da área automotiva militar se usa esta palavra para referir-se a um veículo ou a uma força capaz de movimentar-se tanto dentro da água como na terra.

>> Próximo - Que Conceito >>


Relacionados Anfíbios