Conceito de Anedota

AnedotaA anedota é um relato breve de um fato curioso ou divertido que geralmente se baseia em fatos reais. “As anedotas que a minha tia contou sobre sua juventude são realmente incríveis e divertidas. Ela contou que no casamento de sua amiga, o noivo desmaiou justo na hora de dizer o sim”.

De qualquer forma, é possível que essa anedota tenha surgido de fatos, pessoas e lugares reais, mas que devido ao tempo e ao boca a boca, algumas modificações possam ter sido feitas e exagerado o caso.

Embora na maioria dos casos, as anedotas tenham muito humor, elas não são piadas, ou seja, têm a missão de divertir e despertar o riso de quem a recebe; no entanto, há outras motivações como: expressar uma realidade geral, deixar em evidência a característica particular de uma pessoa e o funcionamento de uma determinada instituição.

Por isso, costuma-se dizer que a anedota está mais próxima de uma parábola do que de uma fábula (composição em verso da qual se extrai um ensinamento útil ou moral).

Lembremos que a parábola é uma forma literária que envolve um relato figurado, na qual por analogia ou semelhança, deriva de um ensino relacionado a um tema que não está explicito, ou seja, trata-se de um relato carregado de simbolismos; os evangelhos cristãos apresentam muitas parábolas.

E também há o exemplo de uso do termo quando permite designar um acontecimento irrelevante e sem importância. “Dizer que João não veio à aula é uma anedota porque nunca falta”.

>> Próximo - Que Conceito >>


Relacionados Anedota