Conceito de Análise

AnaliseA análise é um ato de separar as partes de um elemento para estudar sua natureza, sua função e ou seu significado.
Uma análise é um efeito que compreende diversos tipos de ações com diferentes características e em áreas distintas, mas em resumo é todo ato realizado com o propósito de estudar, ponderar, valorizar e concluir em relação a um objeto, pessoa ou condição.

Existem análises de todo tipo e quando se fala desta atividade, nos referimos tanto a uma prática científica como uma social, que tem uma estrutura formal para o que ocorre em todos os dias de maneira informal.

Por exemplo, para a ciência uma análise é aquela que pretende investigar a composição de determinada substância ou matéria para elucidar os efeitos de quais elementos são formados e o que faz cada um deles no objeto de estudo.

A análise matemática é uma prática também científica que tem como propósito indagar sobre as variáveis matemáticas presentes em uma determinada operação e como elas se combinam para levar a uma solução em particular. O informático tem a função de revisar os componentes e operações presentes em um sistema de computação.

A análise de mercado investiga sobre a evolução de uma bolsa financeira e das economias do mundo, buscando compreender como diversos fatores incidem na variação de uma moeda e na incursão das crises econômicas nacionais ou mundiais. A análise financeira de uma empresa, por exemplo, busca estabelecer o estado da economia interna da instituição efetuando recomendações sobre futuros investimentos.

Na comunicação também existe diversidade de análises. A análise do discurso, uma das mais conhecidas, tem como objetivo de estudo discursos verbais que tem lugar, por exemplo, em cenários políticos ou sociais e, combinando disciplinas linguísticas e semióticas, busca determinar o impacto de cada discurso em sua audiência.

Outras análises típicas são as psicológicas ou psicoanalíticas, como parte da terapia de um paciente. Também é comum referir-se à análise sintática dos elementos que compõem uma oração verbal. E claro, uma das análises mais frequentes é a médica, que avalia o estado de saúde de um paciente para determinar causas ou fatores que contribuem um mal-estar, doença ou condição de saúde.

>> Próximo - Que Conceito >>


Relacionados Análise